Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

21/11/2012

Programa Petrobras Ambiental

Caiaqueiros remam em prol das águas da Bacia do Rio Tramandaí

Com muita animação e espírito de aventura cerca de 60 caiaqueiros de diversos municípios do litoral, da região metropolitana de Porto Alegre, de Camaquã e Três Coroas se reuniram novamente para remar em prol das águas do litoral. A IV Caiacada na Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí, que aconteceu no dia 17 de novembro, chamou a atenção desta vez para uma das áreas mais urbanizadas da Bacia. Segundo o coordenador do evento, Tiago Corrêa, a proposta foi promover uma reflexão referente à ocupação do território litorâneo.


Os remadores fizeram uma breve parada, próximo à ponte do Imbé, para o abraço simbólico da laguna. Durante o percurso de 12 km, os participantes puderam contemplar recantos naturais, ocupados por diversas espécies de aves migratórias, caranguejos e pequenos animais, desde a foz, passando pela Laguna Tramandaí, Lagoa do Armazém e seguindo pelo Arroio Camarão e Lagoa das Custódias.

Como a idéia da atividade é também divulgar o potencial das lagoas e rios do litoral para a prática de esportes náuticos e passeios contemplativos, participaram do evento diversas famílias, grupos de amigos, esportistas e representantes do Fórum Gaúcho de Comitês de Bacias Hidrográficas. Entusiasmado com a oportunidade perto de casa, o funcionário da Corsan de Imbé, Alberi Machado, levou seus dois filhos, Douglas e João Vitor a remarem pela primeira vez pelas águas da região. O Grupo de Escoteiros Tubarão Branco, de Tramandaí também aproveitou a oportunidade para levar seus escoteiros a aprenderem mais sobre a região onde vivem. De acordo com os chefes, Cristian Perroni e Elinei Júnior, é uma forma de aprendizado social e ambiental, exercitando o respeito e o companheirismo.

No local da chegada, no condomínio Campos de Dentro, teve distribuição de brindes e lanches aos participantes. A caiacada foi promovida pelo projeto Taramandahy: gestão integrada dos recursos hídricos da Bacia do Rio Tramandaí, realizado pela Ong ANAMA e patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. A atividade também contou com o apoio do Comitê de Bacia do Rio Tramandaí, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tramandaí, Jamboo Turismo, Brigada Militar (Operação Golfinho, Corpo de Bombeiros e Batalhão Ambiental) e Agência da Capitania dos Portos (Marinha do Brasil) em Tramandaí.

 

 

 

Bookmark and Share


 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio