Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

18/09/2012

Programa Petrobras Ambiental

III Fórum da Rede de Educação Ambiental proporcionou intercâmbios e debates

Com a missão de promover a Educação Ambiental (EA) no Litoral Norte em prol do desenvolvimento sustentável, a Rede está aberta a pessoas ou instituições com interesse em desenvolvimento sustentável.

O III Fórum da Rede de EA do Litoral Norte/RS foi realizado no dia 15 de setembro, na Casa de Cultura Érico Veríssimo, em Capão da Canoa. Reuniu professores, gestores públicos, estudantes, integrantes de ONGs e de comitês de bacias que  apresentaram painéis mostrando suas experiências no desenvolvimento de projetos de Educação Ambiental.

 
O Fórum que teve o objetivo de consolidar a estrutura da Rede de EA do LN discutiu e aprovou os princípios, missão e a forma de organização da Rede. O debate mediado pelo biólogo e professor da UERGS, especialista em método de construção de consenso, Dr. Rodrigo Cambará, definiu como principais linhas de atuação: promover intercâmbios com outros grupos, organizar e capacitar os educadores ambientais, assim como assessorar e desenvolver projetos que atendam às demandas municipais e regionais.

Juliana Hogetop e Luciana Dalsasso, coordenadoras da Rede de Educação Ambiental do Litoral Norte, que existe desde 2003, afirmaram que era preciso avançar para estruturar a organização, esclarecendo melhor a sua missão, princípios, funcionamento e linhas de atuação. “A partir de agora a Rede irá se organizar em diferentes níveis, local, subregional e regional, com seus representantes e assim descentralizar as ações, envolvendo mais coordenadores”, disse Juliana.

 

O encontro também promoveu mesa redonda com representantes de redes EA de outras regiões que explanaram sobre suas atividades, dificuldades e avanços. A supervisora da Rede de EA do Pardo (Redenção), Cristiane Pires Cardoso, afirmou que o envolvimento e a reunião entre as redes é o ponto mais importante a ser considerado. Além da Redenção, trouxeram contribuições a Rede Ecovida, Rede Juçara e a Teia de Educadores Ambientais. 

 

Na programação cultural do Fórum, foi apresentada a peça teatral “A missão de Alice”, encenada pelos alunos da Escola Estadual Emílio Tarragô Assumpção (Capão da Canoa), trazendo reflexões sobre questões ecológicas, consumo e desenvolvimento sustentável.


O encerramento do encontro se deu com o lançamento e a distribuição gratuita da Cartilha de Educação Ambiental - Base para elaboração de projetos ambientais, publicação que reúne diversos artigos sobre o assunto, com a coordenação da bióloga Juliana Hogetop e pela geógrafa Luciana Dalsasso, resultado dos cursos de EA realizados pela Rede.


A Rede de EA do Litoral Norte desenvolve atividades com o apoio de instituições e organizações, como o Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio Tramandaí e a 11ª Coordenadoria Regional de Educação do Estado. As oficinas de EA realizados em 2011 e 2012, o fórum e a cartilha lançada no evento fazem parte do projeto Taramandahy, desenvolvido pela Ação Nascente Maquiné (ANAMA), com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.

 

Informações: e-mail: educacaoambientalln@gmail.com

Fone: 51-3663-2530

 

 

Bookmark and Share


 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio