Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

25/09/2012

Programa Petrobras Ambiental

Voluntários recebem treinamento de primeiros socorros em Maquiné

A capacitação em primeiros socorros corresponde ao terceiro módulo do curso de estruturação do Grupo Voluntário de Busca e Salvamento (GVBS) de Maquiné.  Visando a organização local de apoio à defesa civil, o treinamento foi dado pelos Bombeiros Voluntários de Rolante, no dia 15/09, no clube esportivo da Barra do Ouro Futebol Clube. Participaram moradores locais, funcionários da prefeitura de Maquiné, guardas-parques e gestores das Reservas Biológicas da Serra Geral e da Mata Paludosa, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Osório, além de estudantes e sitiantes da região que receberam orientação sobre procedimentos de atendimentos a vítimas, formas de abordagens, como imobilizar e transportar feridos, como improvisar macas e talas, cuidados em casos de acidentes e com pessoas em convulsão, entre diversas dicas.

O município, privilegiado por suas belezas naturais, com inúmeros arroios e rios, já foi cenário de grandes enchentes e deslizamentos que ocasionaram destruição e desabrigados. Por isso, a proposta do curso realizado pela Ação Nascente Maquiné (ANAMA), é formar uma rede de voluntários-socorristas em Maquiné, com o mapeamento de pontos de apoios e planos de socorro e resgate no município, incluindo habilitação em radiocomunicação que possibilitará contatos com a Defesa Civil, em casos de emergências. Isso dará também mais segurança aos turistas que circulam na região.

 

A proposta é oferecer formação continuada ao grupo nos próximos meses. No dia 20 de outubro haverá recapitulação dos três módulos. Os participantes farão uma trilha na mata onde aplicarão os conhecimentos aprendidos na operação de equipamentos de radioamador, orientação geográfica através de mapas, bússolas e GPS, incluindo simulação de resgate e atendimento de primeiros socorros.

 

O curso é uma das ações do projeto Taramandahy, executado pela ANAMA, com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. Além de promover a capacitação da comunidade, o projeto comprará kits de primeiros socorros e equipamentos de radioamador para locais estratégicos de Maquiné, visando a estruturação do GVBS.

 

Mais informações pelo fone: 51-3628.1018

email: taramandahy@gmail.com

 

 

Bookmark and Share


 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio