Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

Anama participa da 1ª Festa Estadual da Banana

O município de Terra de Areia, no Litoral Norte do Estado, preparou uma grande festa para valorizar a cultura da banana na região. O evento ocorreu nos dias 15, 16 e 17 de abril, na localidade de Sanga Funda. De acordo com a chefe do escritório da Emater/RS-Ascar em Terra de Areia, Adriana Ribeiro, a ideia da festa partiu da própria comunidade.  
 
A ONG ANAMA participou dos festejos num estande, juntamente com os produtores agroecológicos de Maquiné e Terra de Areia. A equipe estava divulgando o projeto que iniciou em 2010 - Agricultura familiar e Agroecologia: qualidade de vida e geração de renda no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, patrocinado pela Petrobras. A equipe do projeto estava orientando o público sobre o consumo consciente de alimentos sem transgênicos. Houve também distribuição de material informativo sobre práticas de manejo agroecológico do solo, estímulo à produção de palmeira Juçara e beneficiamento da polpa, além de incentivo ao consumo nas feiras da agricultura familiar.

 

Produção - Terra de Areia possui uma produção de 800 toneladas por mês de bananas das espécies prata e caturra, em uma área de 610 hectares, onde 110 agricultores participam da colheita. Mas a orientadora pedagógica do projeto, Valéria Bastos, observou que há pouca produção de banana ecológica na localidade, pois ainda há pouca informação sobre esse tipo de produção. Porém o estande chamou muita atenção pela apresentação de sementes coloridas de milho crioulo, entre outras, trazidas pelo casal de agricultores Jaci e Rodrigo Wolff e pelo agricultor de Maquiné Amilton Munari.

 

Festividades - A coordenadora do projeto, Mariana Ramos, participou do Concurso de Preparações Culinárias à base de banana, que teve o objetivo de incentivar o uso da fruta de maneira criativa e diversificada. Houve também sorteio de prêmios, desfile de carros de boi e tratores, shows e concursos de soberanas, além de encontros de grupos da terceira idade. O festa teve a promoção da Prefeitura, Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do Conselho Municipal de Agricultura (Comata).

 

Assessoria de Imprensa Anama

18/04/2011

 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio