Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

Prêmios Recebidos

ONG Anama recebe prêmio Muriqui

A Organização Não Governamental gaúcha Ação Nascente Maquiné recebeu o Prêmio Muriqui 2007, do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. A entidade, que atua principalmente em meio à Mata Atlântica no Litoral Norte do Estado, teve o reconhecimento nacional principalmente devido ao seu trabalho multidisciplinar articulado com diferentes atores sociais, destacando-se ações concretas para a conservação e o manejo sustentável da samambaia-preta, espécie nativa da região e o Projeto de Desenvolvimento Ecoturístico do município de Maquiné (PDA/MMA).

Cerimônia de premiação do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, no evento Viva a Mata em São Paulo. Da esquerda para direita: Seu Toinho pescador, Paulo Nogueira Neto, Gabriela Coelho de Souza ONG ANAMA, Clayton Lino presidente do CNRBMA.

 

O prêmio é dado para pessoas físicas e/ou entidades públicas e privadas, nacionais ou internacionais que tenham se destacado, por suas atividades em benefício da proteção da biodiversidade, do desenvolvimento sustentável ou do conhecimento científico da Mata Atlântica, o bioma mais ameaçado do país.

Este ano o Muriqui foi entregue a Paulo Nogueira Neto, ex-secretário nacional da Secretaria Especial de Meio Ambiente (antes de existir MMA) e criador de diversas Unidades de Conservação e Toinho Pescador (Antonio Gomes dos Santos), representante das comunidades tradicionais, lutador da causa da transposição do Rio São Francisco, vice-presidente da Federação de Pescadores de Alagoas e membro do Movimento Nacional dos Pescadores.
A Anama é a segunda ONG gaúcha agraciada com o prêmio. A Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural recebeu o Muriqui em 1996. Também receberam a distinção o ambientalista José Lutzenberger, em 1996 e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus), em 2005.

 

A entidade conta com  25 associados, atua na região nordeste do Rio Grande do Sul, e tem como área piloto o município de Maquiné.  Para Gabriela Coelho de Souza, coordenadora da Anama, "o reconhecimento é extremamente importante para a valorização de trabalhos em parceria envolvendo ONG, academia, comunidades e setores governamentais". E estima: "ponderamos que um dos aspectos mais importantes deste momento seja a possibilidade de ampliação de nossas redes sulinas no cenário nacional. A bióloga ressalta que a experiência da entidade traduz experiências concretas do modelo de gestão da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica."

Como seqüência deste trabalho, a Anama, juntamente com o DESMA/PGDR/UFRGS, CPCN ProMata/IMA/PUCRS, EMATER/RS, Prefeitura Municipal de Maquiné, Reserva Biológica da Serra Geral/DEFAP/SEMA-RS, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Maquiné, Grupo de artesãs do Projeto Samambaia-preta e FEPAGRO,  estão formando o Posto Avançado Maquiné da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. As ações centram-se na construção de alternativas sustentáveis que sigam os preceitos da Política Nacional da Biodiversidade.

Atualmente o Posto Avançado Maquiné  já vem trabalhando com a estruturação do ecoturismo no município, com o uso sustentável do junco, frutos da palmeira juçara e pinhão, com destaque para palmeira-juçara entre as regiões Sudeste e Sul e com agroflorestas.

Samambaia-preta

A Anama imprime sua marca através de ações envolvendo diferentes segmentos e atores sociais, especialmente no "eixo ONG-academia". "Isso fortalece a geração do conhecimento e sua aplicação prática com retorno para a sociedade", salienta Gabriela. O trabalho de articulação da Anama já trouxe resultados práticos. Graças à entidade, foi possível regulamentar a extração da samambaia-preta, um produto florestal não madeirável, das áreas de encosta da Serra Geral.

Essa planta, utilizada amplamente para arranjos e decorações, é a principal alternativa de renda para dois mil agricultores familiares. Toda construção da normatização foi baseada no conhecimento tradicional e representa o primeiro produto florestal não madeirável regulamentado no Rio Grande do Sul.

 

Veja em IMPRENSA a repercussão da premiação

 

 
Algumas manifestações recebidas:
"É com grande satisfação que recebo esta excelente notícia da premiação da ONG Ação Nascente Maquiné, juntamente com todos os(as)   parceiros(as)! De minha parte, agradeço a oportunidade desta parceria  e daquela dada aos(as) alunos(os) do Curso de Geografia da UFRGS para contribuírem com seu conhecimento nos projetos da ONG!
Parabéns!"

Roberto Verdum
Depto. de Geografia/IG/UFRGS
PPG em Geografia
PPG em Desenvolvimento Rural



Gostaria de parabenizá-los pelo prêmio conquistado pela Anama. Isso reflete o trabalho correto e importante que vocês vêm fazendo, trilhando neste verdadeiro "fio de navalha" que é a interação entre o trabalho acadêmico e a intervenção social. Como integrante do PGDR sinto-me lisonjeado. Abraços,

Jalcione Almeida


Em nome do PPG-Botânica felicito os participantes da ONG Ação Nascente
Maquiné, da qual o PPGBotânica é instituição parceira pela atuação na região de Maquiné, pelo recebimento do  Prêmio Muriqui 2007, no dia 30 de maio, do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, vinculado ao
Programa MaB – Man and Biosphere da UNESCO e ao Ministério do Meio Ambiente.
Parabéns aos participantes.

Profa. Dra. Tatiana Teixeira de Souza Chies
Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Botânica
UFRGS



Prezados,
É um orgulho para a Fepagro ser uma das Instituições participantes do trabalho que mereceu o prêmio Muriqui 2007.
Parabéns, grande abraço.

Ronaldo Matzenauer
Diretor Técnico
FEPAGRO/SCT - RS


ANAMA e Cia
É realmente com muita alegria que recebo esta notícia.
Parabéns a todos. Continuem com este trabalho, tão importante para o nosso Estado.

Fátima Miranda Pereira
SEMA/DEFAP


Aproveitamos para parabenizar a ANAMA e a todos seus parceiros pelos avanços concretos conseguidos no âmbito do manejo sustentável dos recursos naturais da Mata Atlântica.
O Prêmio foi realmente merecido.
É uma honra poder participar deste esforço com todos.
Abraços a todos!

Paul Dale
Programa "Mercado Mata Atlântica - RBMA".

Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio