Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

18/08/2011

Associação Içara e grupo de agricultoras firmaram parceria para produzir polpa de juçara

Seleção criteriosa dos frutos garante a qualidade final

Além de capacitar um grupo de mulheres a  trabalhar com os frutos da palmeira juçara, uma oficina realizada na quinta-feira, 11,  na agroindústria da Associação das Mulheres Agricultoras Comunitárias para o Desenvolvimento de Três Forquilhas (Amadecom), promoveu a ideia de uma parceria com a  Associação Içara de Maquiné.

 

¨Pretendemos trabalhar juntos, já que a Içara não tem agroindústria¨, afirmou o agricultor  Amilton Munari. Ele conheceu as técnicas de colheita e processamento dos frutos do açaí  quando viajou para a região  da Amazônia - há cerca de 20 anos -  e hoje produz,  por safra, entre  500 e 700 quilos de polpa de juçara  a partir de produção própria e de frutos comprados de outros agricultores." Vamos apresentar este mais completo  alimento na Expointer de Esteio, onde já é reconhecido como um dos  produtos mais inovadores que estarão no pavilhão da Agricultura Familiar", acrescentou Munari.


Durante a oficina, também foram ressaltados alguns elementos das Boas Práticas de Fabricação, através do conhecimento técnico de Valéria Bastos, integrante da Associação Içara e da Ong Ação Nascente Maquiné (ANAMA).  “Aproveitamos o momento para afinar nossas formas de processar, assim como para padronizar o processamento e a consistência da polpa”, explicou.

 

Agroindústria beneficia agricultura familiar - A agroindústria da Amadecom foi inaugurada em setembro do ano passado, graças à doação do terreno por um casal vizinho, ao apoio da organização Share e do projeto Produção de Açaí para Geração de renda e Preservação da Mata Atlântica, implementado pela ONG Centro Ecológico com recurso do Banco Mundial. Desde junho, a edificação na localidade de Boa União, está habilitada a processar alimentos  de acordo com as normas da Vigilância Sanitária.  A associação de Três Forquilhas também conta com a parceria da Anama que tem contribuído para a organização e qualificação do grupo de agricultoras.


Fonte:
Miriam Sperb – Assessoria de imprensa Centro Ecológico
Simone Moro – Assessoria de imprensa Anama

 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio