Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

15/12/2011

Projeto Taramandahy participa de oficina sobre gestão de recursos hídricos

A Oficina de Avaliação da Gestão de Recursos Hídricos no Rio Grande do Sul, promovida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) em parceria com a Agência Nacional das Águas (ANA), ocorreu nos dias 7 e 8 de dezembro em Porto Alegre. O objetivo do encontro foi reconhecer o estágio atual de implementação da gestão de recursos hídricos no RS, avaliar as dificuldades e desafios, contemplando aspectos técnicos e institucionais, além de elaborar propostas de ações para a gestão das águas.

 

Estiveram presentes, o coordenador técnico Dr. Ricardo Mello e o Sr. Tiago Lucas Correa, secretário executivo do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí, ambos representando o Projeto Taramandahy, executado pela ONG ANAMA, com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.

 

Após dois dias de avaliações e diagnósticos, a ANA se propôs a auxiliar no treinamento da equipe do Departamento de Recursos Hídricos (DRH/SEMA). O DRH, por sua vez, solicitará abertura de concurso para novos servidores, pois, conforme foi esclarecido no encontro, o Departamento não consegue atender a demanda para a concessão de outorgas de usos da água e determinar o balanço hídrico do estado. Os técnicos da ANA esclareceram que a maioria das dificuldades da implementação do sistema dos recursos hídricos advém das legislações ambiental e hídrica que não são integradas.

 

Durante o encontro, os participantes realizaram o diagnóstico das regiões hidrográficas do Estado, definindo prioridades de ação. Conforme o secretário executivo do Comitê do Tramandaí, Tiago Correa, entre as prioridades está a realização da Fase C do plano da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí, que trata da definição das ações necessárias para atingir o enquadramento proposto para os recursos hídricos da bacia.

 

Assessoria de imprensa ANAMA

 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio