Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

Comitê da Bacia do rio Tramandaí realiza visita técnica em Mostardas, Palmares do Sul e Balneário Pinhal Visita ao Bacopari 1

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí realizou visita técnica no extremo sul da região, nos municípios de Mostardas, Palmares do Sul e Balneário Pinhal, no dia 19 de maio. O objetivo desse trabalho foi conhecer a realidade das comunidades do entorno das lagoas, as atividades econômicas, identificar os conflitos existentes, além de observar o ambiente natural da região. A atividade faz parte do projeto Taramandahy: gestão integrada dos recursos hídricos da bacia do Rio Tramandaí, executado pela Ong Anama – Ação Nascente Maquiné – com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.

“Estamos conhecendo melhor a realidade de cada região, para que possamos em conjunto buscar uma solução para os conflitos existentes”, explica a presidente do Comitê, Leda Famer.

 

Balneário Bacopari - Com este propósito, membros do Comitê e da Anama conversaram com representantes comunitários, ouvindo suas demandas e preocupações. No Balneário Bacopari, em Mostardas, os pescadores José Cardoso e Dalva Antunes chamaram a atenção para a redução de peixes na lagoa nos últimos anos e a inexistência da tainha que, segundo eles, não consegue chegar ali devido à barragem no Rincão das Éguas. O antigo morador da região, Antonio Martins, afirmou que, devido à barragem, o nível das águas está subindo, provocando alagamentos e destruição da mata. Outra preocupação apontada por ele, é a falta de saneamento adequado nas inúmeras casas de veraneio e campings do balneário. “É preciso desenvolvimento, mas com organização”, complementa Martins.

 

Granja Vargas - No itinerário da visita, também estava a Granja Vargas, importante distrito de Palmares do Sul, onde o grupo foi conhecer a sede da Cooperativa Agrícola Granja Vargas (Coopeagro). Mesmo não fazendo parte do litoral norte, segundo Leda Famer, é importante trabalhar em conjunto, já que a bacia do litoral médio está interligada. O presidente da Coopeagro, João Tadeu Vasconcellos, apresentou a cooperativa, constituída por 150 pequenos produtores de arroz, que utilizam uma área de aproximadamente cinco mil hectares. Conforme informou Vasconcellos, a Coopeagro destaca-se na produção de 600 mil sacas de arroz por ano.

 

Qualidade da água - Para fechar o roteiro, o grupo passou pela lagoa da Porteira, entre a Granja Vargas e Dunas Altas e, no município de Balneário Pinhal, houve uma parada na ponte entre as lagoas da Cerquinha e Rondinha. No local, os técnicos da Anama aproveitaram para definir um ponto de monitoramento da qualidade da água que o projeto Taramandahy, em parceria com o Ceclimar/UFRGS, está realizando em diversas lagoas e rios da bacia do litoral norte.

Visita ao Bacopari 2

Saiba mais – As reuniões do Comitê da Bacia do Rio Tramandaí acontecem todas as últimas quintas-feiras do mês. Os interessados em participar e conhecer melhor esse trabalho podem entrar em contato com o secretário executivo do Comitê, Tiago Corrêa – fone: 3663 6494
E no site: www.comitetramandai.com.br

 

Visite também o site www.onganama.org.br para conhecer o projeto Taramandahy.

 

Assessoria de Imprensa ANAMA

 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio