Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

07/11/2011

Anama participa do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas

Discutir políticas públicas relacionadas à questão das águas e os desafios dos Comitês de Bacia na construção de pactos pela gestão integrada e responsável dos recursos hídricos foi o objetivo do XIII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que aconteceu em São Luís, no Maranhão. Entre os dias 24 a 28 de outubro, estiveram reunidos cerca de 1.800 pessoas, integrantes de Comitês de Bacias Hidrográficas de todo o Brasil. Esteve também em discussão a universalização do saneamento, o papel da sociedade na gestão compartilhada das águas e as reformas do Código Florestal, em especial sobre a redução das áreas de proteção ambiental às margens dos rios.

 

Atualmente, o Brasil possui cerca de 180 Comitês, com representações de diferentes segmentos da sociedade.  Ao todo, são mais de 50 mil pessoas engajadas na defesa dos recursos hídricos. Esses comitês funcionam como parlamentos da água, pois são formados por usuários locais dos recursos hídricos; organizações não governamentais; sociedade civil e representes do poder público (municipal, estadual e federal), que se reúnem em sessões plenárias.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí esteve no evento representado pela presidente, Leda Famer, pelo secretário executivo, Tiago Correa e pelo integrante da Ong ANAMA, Dilton de Castro. Em sua explanação, Famer, apresentou um pouco da experiência e sobre o trabalho que os integrantes desse parlamento das águas desenvolvem desde 1999 no litoral. Destacou que duas das três etapas do Plano de Bacia já foram realizadas: o diagnóstico da bacia e o enquadramento das águas, o qual já é lei no estado.



O ecólogo Dilton de Castro apresentou o projeto Taramandahy que está em desenvolvimento no litoral norte gaúcho, para apoiar e executar as demandas definidas pelo Comitê da Bacia do Tramandaí e assim qualificar a gestão integrada dos recursos hídricos nesta bacia hidrográfica. Entre as ações, estão o controle de erosão, monitoramento da qualidade da água, fortalecimento do Comitê de Gerenciamento e da Rede de Educação Ambiental da bacia. O projeto conta com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.

 

Durante o ENCOB, ocorreram ainda cursos e oficinas de capacitação sobre recursos hídricos, técnicas de elaboração de projetos e captação de recursos, educação ambiental, plano de bacia como instrumento estratégico de sustentabilidade e gestão integrada dos recursos hídricos no semi-árido.

 

Assessoria de Imprensa ANAMA
Simone Moro
imprensa.prisma@gmail.com

 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio