Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

10/11/2011

Oficina ensina a multiplicar enxames de abelhas nativas

No município de Maquiné, a ONG Ação Nascente Maquiné (ANAMA) em parceria com a Associação Papa-Mel, de Rolante, vem realizando, durante o ano de 2011, oficinas mensais sobre o manejo de abelhas sem ferrão. A atividade faz parte do projeto Recuperação de Áreas Degradadas na sub-bacia do rio Maquiné, com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.

 

No primeiro sábado de cada mês, os interessados podem observar  o desenvolvimento das colônias de jataí, manduri, tubuna, mirim e guaraipo, alimentá-las, multiplicar os ninhos, entre outras práticas que são orientadas pelo meliponicultor Gentil José Paulo da Silva e da bióloga Mariana Francisca Muniz.

 

No encontro do dia 05/11, foi realizada a multiplicação de 14 enxames. “Agora é a época ideal de reproduzir as colméias, pois na primavera aumenta a floração e o calor”, observa Mariana. Com essa atividade, aumentou para 90, o número de caixas de abelhas nativas na área demonstrativa do projeto, localizada na Fepagro. Aqueles que participaram da capacitação desde o início do ano, vão receber uma caixa com enxame, como incentivo para dar continuidade à produção. A distribuição será feita na próxima oficina, no primeiro sábado de dezembro.

 

Saiba mais - As abelhas sem ferrão auxiliam na preservação e recuperação da vegetação nativa, através da polinização. A atividade, chamada de meliponicultura, além de produzir um alimento de elevado nível nutricional, possibilita retorno financeiro garantido.

 

Assessoria de Imprensa ANAMA
Simone Moro
simoneprisma@gmail.com

 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio