Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

01/10/2011

Banco de Sementes de Adubos Verdes será implantado no Litoral Norte

Mucuna Preta

Nos dias 29 e 30 de agosto, aconteceu a reunião técnica sobre o Programa BANCOS COMUNITÁRIOS DE SEMENTES DE ADUBOS VERDES na sede da Delegacia Regional do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA do RS).  Uma das ações, encaminhadas durante a reunião, foi a destinação de lotes de sementes para multiplicação em experiências articuladas pela ANAMA, EMATER, Prefeituras de Porto Alegre e Tenente Portela.


Estavam presentes, representantes das Prefeituras Municipais de Porto Alegre e de Tenente Portela, da FEPAGRO, EMBRAPA, Emater, ANAMA e de técnicos do MAPA. Durante o encontro, foram apresentados relatos de experiências e uma proposta de agenda de trabalho.  Também aconteceu uma visita às áreas de manejo de adubação verde, assessoradas pela ANAMA nos municípios de Osório, Maquiné e Terra de Arreia.  As áreas selecionadas receberão lotes de sementes para serem multiplicadas.

Esta sendo organizada uma nova reunião técnica para a primeira quinzena de novembro deste ano, com objetivo de ampliar a participação de organizações e agricultores. Além disso,  mais duas oficinas de formação na estruturação e gestão de bancos de sementes deverão ser realizadas entre março e maio de 2012.

 

Entenda melhor - Os adubos verdes são uma alternativa tecnológica para agricultura. As diferentes espécies de plantas, consideradas como adubos verdes, têm grande potencial para a recuperação de áreas degradas e para a manutenção produtiva dos sistemas de cultivo. O uso de espécies, adequadas aos sistemas, promovem a recuperação dos solos, através da descompactação, aumento da atividade biológica, restauração da fertilidade dos solos, entre outros benefícios. Neste sentido, o público alvo do Programa Bancos Comunitários são agricultores familiares que produzam em sistemas orgânicos, que estejam ou tenham potencial para a transição agroecológica.

Feijão Gandu

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio