Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

01/09/2011

Anama apresenta projetos no 9º Congreltur

Evento teve ótima presença de público

O 9º Congresso Internacional de Educação, Recreação, Lazer e Turismo (Congreltur) e a V Mostra de Projetos Sociais do Litoral Norte Gaúcho aconteceu no auditório da Prefeitura de Tramandaí, nos dias 26, 27 e 28 de agosto. O evento, que reúne centenas de educadores e profissionais do turismo, tem a característica principal de fazer a articulação do turismo e da educação.

 

Numa região onde o turismo é em dos principais fatores de desenvolvimento econômico e social, incluir conhecimentos sobre turismo nas escolas, traz qualificação ao estudante e ao futuro profissional  desde jovem. Conforme o diretor da Secretaria do Turismo do RS (SETUR/RS), Maximilianus Piment, “é preciso criar a cultura da educação da hospitalidade e do turismo já na educação”. Para ele, esta é uma forma de dar oportunidade aos jovens que moram no litoral para se qualificarem no turismo e serem futuros empreendedores.

Mostra de projetos - No espaço aberto para a apresentação de projetos, a Ong Ação Nascente Maquiné (ANAMA) mostrou os trabalhos ambientais e sociais que vem desenvolvendo no litoral norte. O ecólogo Dilton de Castro explanou sobre as ações de monitoramento da qualidade da água das lagoas e rios do litoral, de controle da erosão, de mapeamento das áreas de risco, de educação ambiental, entre outras. E as coordenadoras da rede de Educação Ambiental do Litoral Norte, Juliana Hogetop e Luciana Dalsasso falaram sobre os cursos em andamento e o fortalecimento da rede.

Oficinas - Durante o Congresso, foram oferecidas 12 oficinas temáticas aos participantes, entre as quais estava a oficina ministrada pela bióloga Juliana Hogetop – Desenvolvendo hortas escolares com os alunos. “Horta é um espaço interdisciplinar que estimula a participação e a cooperação, envolvendo toda a comunidade escolar”, salienta Juliana.

Em três dias intensos de discussões, palestras e atividades, a secretária de Turismo de Tramandaí, Tatiana Soares avalia que o litoral está acordando para desenvolver um turismo sustentável e ambiental. “Para ser consolidado é preciso estreitar a distância entre o poder público e a iniciativa privada”, afirma.

Realização – O 9º Congreltur é promovido pela prefeitura de Tramandaí, através das secretarias de Turismo e Educação, realizado pela Agência de Viagens e Turismo Jamboo Expedições, com o apoio de diversas instituições e empresas.   

 

Assessoria de Imprensa ANAMA
Simone Moro
imprensa.prisma@gmail.com

 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio