Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

23/09/2011

Especialista em sistema agroflorestal participa de encontro com técnicos e agricultores do Litoral Norte

Evento teve ótima presença de público

O produtor e especialista em sistema agroflorestal, Ernest Göestch, esteve em Maquiné, Itati e Terra de Areia para trazer sua experiência aos agricultores e técnicos do litoral norte. O suíço, há mais de 30 anos, une a agricultura à formação de floresta, promovendo a recuperação de áreas degradadas com base na sucessão natural de espécies, em sua propriedade de 500 hectares no sul da Bahia. Convidado a dar cursos e consultorias em todo o mundo, Ernest mostra que é possível produzir alimentos de uma forma diferenciada, com menos custo e maior lucro. Nesse sistema, as técnicas tradicionais de agricultura, como o fogo, a capina e o arado são substituídas por uma convivência harmoniosa e inteligente entre as espécies.

“A concorrência e a competição fria levam à escassez, ao conflito e à falência. Um sistema inteligente, baseado nos princípios do amor e cooperação entre as espécies leva à abundância e à prosperidade”, ensina Ernest.

 

Os três encontros que aconteceram nos dias 14, 15 e 16 de setembro foi organizado pela ONG Ação Nascente Maquiné (ANAMA) em parceria com o Centro Ecológico do Litoral, Emater-RS e com o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural – PGDR/UFRGS, através do projeto Fortalecimento de Agroflorestas no RS.

 

Mata ciliar – No primeiro dia, a equipe da Anama levou Ernest às áreas de plantios de mudas nativas às margens do Rio Maquiné e ao viveiro da ONG, para uma consultoria. O especialista explicou que, em primeiro lugar, os solos devem estar sempre cobertos para conservar a umidade. Nos espaços entre as mudas, sugeriu o plantio da mamona, mucuna preta, crotalária spectabilis e até mesmo mandioca para proteger as árvores e estimular seu crescimento. “Ao incluir alimentos, como a batata doce, a mandioca e o abacaxi, o solo fica protegido e incentiva o produtor a cuidar dos plantios”, acredita.

 

Dia de campo – Nas propriedades dos agricultores Telmo Witt, no Arroio do Padre/Itati, e de Rodrigo Wolff de Sanga Funda/Terra de Areia foram realizadas atividades de campo com técnicos e agricultores de Itati, Três Forquilhas, Morrinhos do Sul, Três Cachoeiras, Morro Azul, Terra de Areia e Maquiné, para demonstrar formas de plantios e práticas de manejo em sistema agroflorestal. Telmo e Rodrigo já realizam algumas práticas agroflorestais em suas terras, como o consórcio de palmeira juçara e eucalipto, bananeira e juçara.

 

 

Dentro desse sistema, Telmo também quer investir na citricultura. Assim, Ernest e os participantes do encontro planejaram o plantio e colocaram as primeiras mudas de laranjas e bergamotas na terra. Entre as linhas, serão introduzidas parreiras de maracujá e batata cará, juntamente com tomates, feijão de vagem, abóbora, além da palmeira juçara e das árvores de frutas nativas.  As parreiras e a produção de hortaliças ajudam no desenvolvimento das mudas, numa relação de cooperação - adubando, protegendo e recuperando o solo - além de garantir produção de alimentos durante todo o ano, num mesmo local. “Gostei muito do que aprendi. É preciso produzir de forma diferenciada para poder incentivar meus filhos a permanecerem na agricultura”, avaliou Telmo.

 

Nas atividades realizadas no último dia, na propriedade de Rodrigo Wolff, também aconteceram palestras, plantios e visita na área de SAF do sítio.

 

 

 

Assessoria de Imprensa ANAMA
Simone Moro

 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio