Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

03/04/2012

Projeto atende os agricultores familiares do litoral norte

A Ação Nascente Maquiné (ANAMA) promoveu evento para apresentar as ações e metas da segunda fase do Projeto Agricultura Familiar e Agroecologia: qualidade de vida e geração de renda no Litoral Norte do RS, que está sendo desenvolvido junto aos agricultores familiares dessa região. O encontro que aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Maquiné, (27/03), reuniu agricultores, técnicos, representantes de sindicatos e prefeituras dos municípios de Osório, Itati, Maquiné e Terra de Areia.

 

O evento foi aberto com a palestra de Cristiano Motter, da equipe técnica do Centro Ecológico, que trouxe informações sobre a temática dos agrotóxicos e sobre a Rede Ecovida de Agroecologia. Cristiano explanou sobre a ampliação e diversificação cada vez maior do mercado para os produtos agroecológicos e do crescimento das associações agroecológicas no litoral norte do RS, de Santa Catarina e do Paraná. “Falta produto no mercado”, salientou. Ainda disse que o agricultor estará mais fortalecido se estiver organizado através de associações ou cooperativas. A organização, além de facilitar o acesso a outros mercados, também pode facilitar a certificação orgânica dos produtos.

Após o debate, proporcionado pelo palestrante, a coordenadora do Projeto, Mariana Ramos, e a equipe apresentaram as atividades que serão desenvolvidas nos próximos dois anos na região. Com o objetivo de ampliar e fortalecer o processo de transição agroecológica da agricultura familiar, o projeto dará continuidade às assessorias técnicas na área da produção, no processamento de alimentos, no apoio às organizações coletivas das famílias e aos grupos já estabelecidos para a comercialização e promoverá atividades na área da educação e segurança alimentar e nutricional.

Estão previstas a implementação e acompanhamento de 20 áreas demonstrativas em agroecologia, visitas de intercâmbio, dias de campo, orientações para regularização de pequenas agroindústrias, oficinas para desenvolver novos produtos, cursos de culinária, de gestão rural, cursos para professores e nutricionistas, envolvidos com a merenda escolar, elaboração de materiais educativos e a construção de um espaço fixo para a feira da agricultura familiar de Maquiné. Todas estas ações, entre outras previstas, terão monitoramento para avaliar o desenvolvimento do projeto.

Saiba mais – O projeto Agricultura Familiar e Agroecologia: qualidade de vida e geração de renda no Litoral Norte do RS, tem o patrocínio da Petrobras, através do Programa Desenvolvimento e Cidadania. O projeto  foi renovado em 2012 e segue até o final de 2013, atendendo principalmente os agricultores dos municípios de Osório, Maquiné, Terra de Areia, Itati e Três Forquilhas.

 

Contatos: telefone: 51- 3628.1415 / projetoagroecologia@hotmail.com / www.onganama.org.br

 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio