Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

28/08/2012

Programa Petrobras Ambiental

Curso promove rede de radioamadores em Maquiné

O primeiro módulo do curso para estruturação do Grupo de Busca e Salvamento (GBS) de Maquiné aconteceu no dia 25 de agosto, na sede da Reserva Biológica da Serra Geral, no Distrito da Barra do Ouro, em Maquiné. O engenheiro eletricista da ANATEL, Maurício Peroni, trouxe informações sobre legislação, tipos de antenas, radiotransmissão, frequências e demais aspectos que envolvem a instalação e operação de uma estação de radioamador.

 

A capacitação também visa preparar os interessados para realizar a prova da ANATEL que fornece habilitação para operar estação de serviço de radioamador. A ideia do curso é formar uma rede de radioamadores em Maquiné, com pontos de interligação com outros municípios, possibilitar contatos com a defesa civil, em casos de emergências e, até mesmo, com viajantes que estejam passando pela região que precisam de ajuda ou informação. Segundo enfatizou Peroni, o sistema de radioamador tem importância fundamental, quando nenhum outro serviço de comunicação ou de transporte funciona. "O radioamador está sempre ligado ao espírito de servir e da solidariedade", disse.

 

É com este espírito que alguns funcionários da prefeitura de Maquiné foram participar do curso, como Alexandre Licht Pichani, sempre disposto a ajudar, já socorreu pessoas que estavam "ilhadas" devido às enchentes no município. Ele pretende colocar em funcionamento o aparelho de radioamador que possui, depois de fazer a prova.

 

Participaram também do curso, promovido pela Ação Nascente Maquiné (ANAMA) outros moradores locais, bombeiros da região, estudantes de biologia, gestores da SEMA/Barra do Ouro, guardas-parques da Reserva Biológica da Mata Paludosa/Itati, profissionais da SAMU de Osório, entre outros interessados.

 

Nos próximos dois módulos, nos dias 1º/09 e 15/09, os participantes receberão treinamento de primeiros socorros e orientação cartográfica. Além disso, será realizado o mapeamento de pontos de apoios e planos de socorro e resgate no município.

 

O curso é uma das ações do projeto Taramandahy, executado pela ANAMA, com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. Além de promover a estruturação do GBS, o projeto comprará kits de primeiros socorros e equipamentos de radioamador para locais estratégicos de Maquiné.

 

Informações fone: 51-3628.1018

email: taramandahy@gmail.com

 

 

Bookmark and Share


 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio