Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

28/09/2012

Projeto Agricultura Familiar e Agroecologia

Curso ensina agricultores familiares a calcularem preço do produto

O segundo módulo do curso de Viabilidade Econômica e Gestão Democrática de Empreendimentos da Agricultura Familiar mostrou como se forma o preço de um produto agrícola, identificando os custos de cada etapa, desde a produção até o mercado, além de noções sobre administração,  logística e planejamento da produção. A formação aconteceu nos dias 21 e 22 de setembro, na escola estadual L. V. Langendonck, em Maquiné, reunindo agricultores da Coomafitt (Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas), Coopaf (São Francisco de Paula), Associação Içara e o grupo Sabores da Terra (Maquiné).


O instrutor do curso, o agrônomo Anderson Silveira, da Cooperativa Ecológica dos Agricultores, Artesãos e Consumidores da Região Serrana (ECOSERRA-SC), trouxe esclarecimentos sobre quais são os custos que devem entrar no cálculo e como chegar ao preço mínimo do produto.  “O agricultor precisa ter conhecimento sobre o preço justo do seu produto, para não se sujeitar ao mercado.” Anderson ainda acrescentou: “preço justo para o agricultor e para o consumidor”.

 

O agricultor do grupo Sabores da Terra, Adão Salvador de Souza, que está iniciando a produção de tomates orgânicos, afirmou que os cálculos ajudam a saber o valor ideal de venda do produto. “Não tinha ideia de todos os custos, só os da produção.”


O curso realizado pela Ação Nascente Maquiné (ANAMA), através do projeto Agricultura Familiar e Agroecologia, patrocinado pela Petrobras,  pelo Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania, tem como objetivo promover um espaço de formação que aprofunde o conhecimento da atividade de cada grupo, bem como a aproximação dos diferentes empreendimentos para facilitar a construção de estratégias de fortalecimento em conjunto, como o acesso a novos mercados e a otimização das estruturas.


O módulo III será sobre os mercados da agricultura familiar e acontecerá nos dias 07 e 08/11, em Maquiné,  totalizando 44 horas de formação.

 

Informações: projetoagroecologia@hotmail.com

 

 

Bookmark and Share


 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio