Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

05/09/2012

Programa Petrobras Ambiental

Curso ensina interpretação de mapas e orientação geográfica

A formação realizada pelo projeto Taramandahy/ANAMA faz parte da estruturação do Grupo Voluntário de Busca e Salvamento (GVBS) em Maquiné

Em continuidade à estruturação do GVBS, que visa a organização local de apoio à defesa civil, o segundo módulo do curso foi realizado no dia 01/09, no Sítio da Amizade, distrito da Barra do Ouro, em Maquiné. Moradores locais, guardas-parques/Itati, bombeiros, estudantes de biologia e técnicos da SEMA/Barra do Ouro e da SAMU/Osório receberam treinamento sobre leitura de cartas topográficas, direções e azimutes, processos de orientação com e sem bússola, avaliação de distâncias, entre outras dicas de orientação.

 

O instrutor desse módulo, Vicente Wolff, que possui experiência de 10 anos no exército trabalhando com topografia e é bombeiro voluntário, falou sobre a importância de saber passar corretamente a posição e as coordenadas de um local, por exemplo, a um helicóptero da defesa civil em caso de emergência, como aconteceu na enchente de 2008, quando uma senhora idosa ficou isolada no vale do Rio Forqueta, em Maquiné, e precisou ser removida com urgência. Essa qualificação também é importante para dar mais segurança aos turistas e aventureiros que costumam escalar montanhas e fazer trilhas nas matas da região, dando suporte aos bombeiros no caso de resgate, situação que já aconteceu no distrito da Barra do Ouro.

 

A proposta do curso, realizado pela Ação Nascente Maquiné (ANAMA), é formar uma rede de voluntários-socorristas em Maquiné, com o mapeamento de pontos de apoios e planos de socorro e resgate no município, além de criar  rede de radioamadores que possibilitará contatos com a defesa civil, em casos de emergências.

 

O antigo morador da Barra do Ouro, sr. Nazareno Giacomelli, também participou da formação com interesse em participar do grupo de voluntários. Nazareno tem sítio na localidade da Pedra de Amolar e costuma organizar caminhadas pelos morros da região com amigos, por isso vê a necessidade de saber mais sobre orientações e leituras de cartas topográficas.

 

O próximo módulo, no dia 15/09, os participantes receberão treinamento de primeiros socorros, com os bombeiros voluntários de Rolante.

 

O curso é uma das ações do projeto Taramandahy, executado pela ANAMA, com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. Além de promover a estruturação do GVBS, o projeto comprará kits de primeiros socorros e equipamentos de radioamador para locais estratégicos de Maquiné.

 

Mais informações pelo fone: 51-3628.1018

email: taramandahy@gmail.com

 

Assessoria de Comunicação ANAMA

Simone Moro – mtb 12.561

 

Bookmark and Share


 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio