Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

27/03/2014

Projeto Taramandahy - FASE II

Inicia-se no dia 29 de março o Curso de Proteção e Defesa Civil em Maquiné-RS

Oficina prática de salvamento na primeira fase do projeto

As tragédias naturais recentes, com graves danos humanos e materiais, revelam a necessidade de investimentos em ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação voltadas à proteção e defesa civil. Essas ações são alvo da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC (Lei 12608/2012) e, no âmbito da Bacia Hidrográfica, são parte dos objetivos do Comitê do Rio Tramandaí.

Estudos de mapas, também na primeira fase do projeto

O projeto Taramandahy, em sua primeira fase, investiu na formação do Grupo Voluntário de Busca e Salvamento de Maquiné (GVBS Maquiné). Com o patrocínio da Petrobras, através da segunda fase do Projeto, a Anama dará sequência à capacitação do GVBS/Maquiné e Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil de Maquiné - GVBS/NUDEC, com um curso de oito módulos que incluirão temas como assistência pré-hospitalar- APH, técnicas verticais, resgate em altura, resgate veicular, busca e resgate em matas, prevenção e Combate a incêndio e primeiros socorros em áreas remotas.

 

O primeiro módulo será realizado dia 29 de março, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Maquiné, na Rua General Osório, 970, com inicio às 8h30. Serão abordados temas referentes à Defesa Civil no Brasil: Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil- SINPDEC, previsto na Lei Federal 12.608/12; ciclo de gestão de Defesa Civil; estudo de caso de desastre; implantação e operacionalização de um Conselho Municipal de Defesa Civil. Os temas serão ministrados por representantes do Conselho Municipal de Defesa Civil (COMDEC) de Sapucaia do Sul e deverão participar os demais COMDECs dos Municípios da Bacia do Tramandaí.
 

O curso é aberto à comunidade

Os próximo módulos serão realizados no último sábado de cada mês. Esta é uma atividade gratuita e aberta a toda a comunidade. As inscrições podem ser feitas no dia ou pelo e-mail buscaesalvamentomaquine@gmail.com. Mais informações pelo telefone (51) 36281018.

 

:: VEJA O SERVIÇO DO CURSO

 

 

Bookmark and Share


 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio