Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

06/05/2014

Projeto Taramandahy - FASE II

Meliponicultura dá continuidade às ações de educação e sensibilização ambiental do Projeto Taramandahy - Fase II

Momento prático do curso: oportunidade de conhecer um ninho de tubunas

“A polinização gera a fecundação da flor que vai gerar a produção de frutos. Um exemplo é o cultivo do moranguinho que dá frutos perfeitos com o auxílio dos agentes polinizadores”, explica o Biólogo Gabriel Poester, um dos instrutores do Curso de Meliponicultura: criação de abelhas nativas sem ferrão. Com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, o curso ocorreu em 26 de abril na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Maquiné e no Meliponário do Projeto Taramandahy, instalado na Estação da FEPAGRO - Litoral Norte, reunindo interessados de Maquiné e de outras cidades.


Além da importância das abelhas nativas para a polinização de culturas florestais e agrícolas, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as espécies nativas mais aptas para criação e os diferentes modelos de caixas utilizados para a meliponicultura. Durante o Curso, o Técnico em Meliponicultura e Mestre em Desenvolvimento Rural, Rafael Gehrke, reforçou que o papel mais importante das abelhas nativas é seu serviço ambiental enquanto agentes polinizadoras e o incentivo desta criação favorece diretamente a recuperação das áreas de florestas degradadas.

 

Elton Kronhardt, de Porto Alegre


O cursista Elton Kronhardt veio de Porto Alegre para aprender a criar abelhas nativas, pois transferiu uma colônia da espécie jataí (Tetragonisca angustula) de um muro residencial na capital, para uma garrafa pet. Desde então, passou a pesquisar sobre o tema. No entanto, ele traz a vivência com abelhas da sua infância, quando seu pai criava e ele ajudava a coletar o mel.

Sr. Leo é apicultor e quer aprender mais técnicas sobre meliponicultura

Outro participante foi Sr. Leo Leite Ribeiro. Ele é um experiente apicultor de Maquiné e um dos beneficiários do Curso de Meliponicultura da primeira fase do Projeto, tendo recebido uma caixa com uma colônia de jataís. Agora, ele participa novamente, mas com o interesse de obter mais informações técnicas sobre a criação de abelhas nativas.


O Curso de Meliponicultura terá mais oito encontros e faz parte das ações do Projeto Taramandahy – Fase II.

 

 

Anaiara Ventura – Assessoria de Imprensa

Jornalista. MTB/RS15155

 

 

 

:: VEJA A GALERIA DE FOTOS DO EVENTO

 

Bookmark and Share


 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio