Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

07/05/2014

Projeto Taramandahy - FASE II

Projeto Taramandahy realiza capacitação com Pescadores do Litoral Norte

Pescadores na Barra dos Quirinos, em Terra de Areia

Nos dias 28, 29 e 30 de abril, no município de Terra de Areia e nos Balneários Quintão e Imbé, situados em diferentes regiões da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí, tiveram início as oficinas de Capacitação de Pescadores Artesanais no Litoral Norte, em parceria com o Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica (DESMA), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PGDR/UFRGS.


Nestas oficinas, o tema abordado foi sobre a conceituação e os instrumentos de valorização das populações tradicionais. O objetivo é o fortalecimento das comunidades pesqueiras artesanais por meio de ações de educação e sensibilização ambiental.


Dinâmica de desenho e reflexão

 

Na Colônia da Barra dos Quirinos, em Terra de Areia, o momento oportunizou que os pescadores falassem sobre seus anseios, dúvidas e as perspectivas em relação à atividade. Um deles, César Augusto Ambrosi, da Associação de Pescadores do Litoral Norte, mostrou-se preocupado com a falta de valorização da cultura de pesca artesanal: “O pescador artesanal está em extinção”, declarou. Sobre este aspecto, a professora da UFRGS, Rumi Regina Kubo, argumentou que existem políticas públicas para a categoria e que a ideia destes encontros é também, trazer informações para que a comunidade possa se organizar.

 

A Capacitação terá mais cinco módulos com propostas temáticas diferentes. Uma das educadoras do Projeto, a bióloga Loyvana Perucchi, enfatiza que esta atividade é mais um instrumento de fortalecimento dos pescadores artesanais da Bacia do Tramandaí, buscando promover a compreensão e o envolvimento deles com temas e conceitos importantes. A ação faz parte da segunda fase do Projeto Taramandahy e conta com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.


 

Anaiara Ventura – Assessoria de Imprensa

Jornalista. MTB/RS15155

 

 

 

 

:: VEJA A GALERIA DE FOTOS DO EVENTO

 

Bookmark and Share


 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio