Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

07/06/2014

Projeto Taramandahy - FASE II

Gestor de projetos sociais da Petrobras visita as ações do projeto "Agricultura Familiar e Agroecologia"

O Projeto "Agricultura Familiar e Agroecologia: qualidade de vida e geração de renda no Litoral Norte do RS" – Fase II, patrocinado pela Petrobras, recebeu a visita do gestor de projetos sociais Marcos Firmino dos Santos, entre os dias 15 a 17 de maio. Visando conhecer alguns resultados do Projeto, o qual finalizou sua segunda fase em abril deste ano, Firmino percorreu a região junto com Valéria Bastos, João Goulart e Mariana Ramos, que fazem parte da equipe técnica da ANAMA.


Sua primeira visita foi à família Bonho, na Linha Mundo Novo em Maquiné, onde foram recebidos pela D. Eronita. Ela apresentou a agroindústria, onde trabalha com o marido, Lauro Bonho e as filhas Daiana e Graziela, na produção e comercialização de pães, bolos, cucas, bolachas, rosquetes e diversos outros produtos coloniais. D. Eronita também faz parte da Associação Içara (Associação Regional de Agricultores e Coletores Içara) e do Grupo Sabores da Terra. Além disso, sua produção de laranjas, bergamotas e uva possui certificação orgânica pela Rede ECOVIDA.


Além da evolução da produção agroecológica da família Bonho, o sucesso da parceria com o Projeto possibilitou que duas filhas do casal trabalhassem na agroindústria da família. “Se não fosse a ANAMA, não teríamos a agricultura orgânica”, ressaltou D. Eronita. - “Nem as filhas estariam com você”, complementou Firmino.

 


O almoço ocorreu no Armazém-Café Canto da Terra, o qual utiliza e comercializa produtos da agroecologia e também recebeu assessoria de técnicos do Projeto. À tarde, o grupo seguiu para a Costa do Maquiné, em visita à família de agricultores Célio Salvador de Souza e Elizete. Lá, juntamente com a visita do agricultor Deroci Rosa, a conversa girou em torno das experiências com manejos, agroecologia, certificação orgânica, participação em feiras, formação em bananicultura ecológica e o fornecimento de alimentos para alimentação escolar através do grupo Sabores da Terra. Em seguida, visitaram as propriedades das famílias Regina e Milton, na localidade do Espraiado e as famílias Paulo César e Claudia e Luis e Lurdes, no distrito rural de Aguapés, em Osório. Com estes agricultores, o gestor acompanhou o trabalho da transição para a agroecologia, a certificação orgânica e o uso sustentável das frutas nativas, especialmente da palmeira juçara.

 

“Chamou-me a atenção o fato do Projeto dar apoio àquele agricultor que nunca havia pensado em trabalhar com agricultura agroecológica antes. São produtores que sempre trabalharam com agricultura convencional e que agora buscam fazer essa transição. Como no caso do S. Paulo César: sua produção convencional já estava no mercado, mas após participar de um curso de bananicultura realizado pelo Agroecologia, decidiu fazer a transição para a orgânica. Sua preocupação atual é de que seus vizinhos também façam essa transição”, relata Marcos Firmino.

 

Ele também visitou o terreno e a obra de estruturação da assessoria em agroecologia, a Ecofeira de Imbé, a Feira de Maquiné e a Escola Técnica Ildefonso Simões Lopes, de Osório, bem como as famílias de agricultores Ricardo e Rosane, e Valdir e Márcia, na Borrúcia. Nestes momentos, teve oportunidade de acompanhar os resultados do trabalho realizado, bem como as parcerias firmadas ao longo do Projeto. O que, segundo ele, mostrou transparência nas ações: “Até agora, eu vi muita transparência por parte da instituição ANAMA, pois os agricultores são livres para falar de suas experiências e necessidades e de tudo aquilo que, ao longo de dois anos, receberam do Projeto”, afirma.

 

 

VEJA A GALERIA DE FOTOS COMPLETA


 

Anaiara Ventura - Assessoria de Imprensa

Jornalista MTB/RS: 15155

 

 

Bookmark and Share


 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio