Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

05/06/2014

Projeto Taramandahy - FASE II

Palestra no Instituto Federal, em Osório, debateu preservação do meio ambiente e apresentou Atlas Ambiental

Disseminar ideias sobre preservação ambiental a partir de questões relacionadas à qualidade da água da Bacia do Tramandaí fez parte da abordagem do ecólogo Dilton de Castro na palestra organizada pelo projeto de extensão Educação para a Sustentabilidade do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus Osório. Na ocasião, ele falou das ações que coordena, de gestão e conservação de recursos hídricos, solo e floresta, de monitoramento da qualidade da água e sedimento, de controle de erosão nas margens do Rio Maquiné, e de manejo e manutenção das áreas de mata ciliar reflorestadas, entre outras que fazem parte do Projeto Taramandahy – Fase II, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.


As palestras ocorreram nos dias 26 e 27 de maio, no auditório do IFRS – Osório. Além da plateia de professores e estudantes do ensino médio, cursos técnicos e de graduação do Campus Osório, Escola Rural, Facos, UERGS e UFRGS - Campus Litoral Norte, estiveram presentes o pró-reitor adjunto de extensão, Getúlio Jorge Stefanello Júnior e o diretor-geral do Campus Osório, Roberto Saouaya.


A ocasião marcou também o lançamento do Atlas Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí, organizado por Dilton de Castro e pelo biólogo Ricardo Silva Pereira Mello, e publicado pela ANAMA, em 2013, através do Projeto Taramandahy. A obra reúne aspectos da região, com informações sobre formações geológicas, relevos do solo, hidrografia, clima, e diversidade de ecossistemas e de espécies.  Além disso, estão presentes características das paisagens, elementos da biodiversidade e propostas de possíveis caminhos para a sustentabilidade.


Ao final, o Instituto Federal recebeu exemplares do Atlas Ambiental, do Guia de Identificação dos Peixes da Bacia do Rio Tramandaí e do livro Patrimônio Socioambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí, todos publicados pela Projeto Taramandahy. Seu download gratuito está disponível no site www.onganama.org.br.


 

Anaiara Ventura - Assessoria de Imprensa

Jornalista MTB/RS: 15155

 

Fotos: Gabriela Morél e Fernanda Ferreira

 

 

Bookmark and Share


 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio