Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

29/09/2014

Projeto Taramandahy - FASE II

Escola técnica, agricultores e equipe do Taramandahy – Fase II encontraram-se para intercâmbio de conhecimento agroecológico

Em agosto, o Projeto Taramandahy – Fase II, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, promoveu uma visita de intercâmbio para trocas de experiências entre a equipe técnica, produtores agroecológicos de moranguinho assessorados pelo Projeto, professores e alunos da Escola Técnica Idelfonso Simões Lopes (Escola Rural), de Osório. Eles conheceram a produção de morango orgânico do agricultor Valdir Silva dos Santos, residente na Área de Preservação Ambiental do Morro da Borússia, em Osório.


No encontro foi realizada uma atividade prática de produção de calda sulfocálcica* para ser utilizada nos cultivos de morango, já que essa cultura é muito suscetível ao ataque de pragas e doenças, e a calda sulfocálcica é uma alternativa eficiente ao uso do tratamento convencional. O preparo neste dia gerou cerca de 50 litros que foram distribuídos entre as famílias produtoras de morango orgânico e demais agricultores agroecológicos assistidos pelo Projeto.


Na ocasião, Seu Valdir apresentou sua produção orgânica e falou sobre as primeiras experiências nesta área, cujas dificuldades foram superadas com apoio técnico do Projeto Taramandahy. Esta integração das práticas ecológicas de uso do solo e sua contribuição para qualidade da água fazem parte da característica transdisciplinar do Programa Petrobras Socioambiental.


Os visitantes também tiveram a oportunidade de conhecer a área do plantio de morango orgânico da família Santos, aonde havia sido aplicada a calda sulficálcica no dia anterior, e puderam assim, verificar a aparência da folha quando recebe o fertilizante. Em outro momento, o técnico em meliponicultura do Taramandahy, Rafael Gehrke, explanou sobre a importância das abelhas para a agricultura, destacando a produção da família como um exemplo de cultivo por meio de agentes polinizadores.

Segundo o técnico em agricultura do Projeto, João Gustavo Goulart Rupp, essas trocas de experiências também são importantes para os alunos e professores da Escola Rural, e enfatizou que “os alunos do curso técnico em agricultura são os futuros profissionais que poderão atuar a partir de um conhecimento sobre a agricultura orgânica”.
As visitas de intercâmbio às experiências em agricultura sustentável inserem-se no contexto das ações de educação e sensibilização ambiental propostas pelo Taramandahy – Fase II.

 

* Confira algumas informações sobre a calda sulfocálcia:

  • A calda sulfocálcica é um tratamento fitossanitário apropriado para aplicações em períodos de temperaturas mais baixas, como no outono, no inverno e até em meados da primavera (outubro/novembro).
  • É um fertilizante foliar, fornecedor de cálcio e enxofre, magnésio e microelementos para as plantas, tendo o objetivo de nutrir de forma equilibrada, tornando a planta forte e resistente aos fatores adversos, ajudando na nutrição e no sistema imunológico.
  • Sua base de preparo é a união de óxido de cálcio (cal virgem) e o enxofre, proporcionando a atuação no controle de doenças fungicas e servindo como acaricida e biofertilizante.
  • O cálcio da calda sulfocálcica nutre e dá resistência à planta, faz com que a proteosíntese (processo de formação da proteína) se mantenha resistente.
  • O enxofre junto a outros microelementos da composição de cálcio e enxofre, também serve como fertilizante para a planta, nutrindo-a.
A combinação dos elementos faz com que a planta adquira uma grande capacidade imunológica e de nutrição.

 

Anaiara Ventura - Assessoria de Imprensa

Jornalista MTB/RS: 15155

 

 


 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio