Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

22/09/2014

Projeto Taramandahy - FASE II

Taramandahy – Fase II convida para Chuva de Semente de Juçara

Uma Chuva de Sementes de Juçara será realizada em voos livres na rampa do Morro da Borússia em Osório, nos dia 11 e 12 de outubro. A ação do Projeto Taramandahy – Fase II é patrocinada pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, com o objetivo de promover a conservação integrada dos recursos hídricos, solo e floresta, e chamar a atenção para o uso sustentável da palmeira juçara (Euterpe edulis). A espécie é chave para a recuperação da Mata Atlântica, especialmente ao servir de alimento para muitos grupos de animais dispersores de sementes.


O evento alusivo à Semana Interamericana da Água disseminará cerca de dez mil sementes de juçara, em parceria com o Anhangava Clube de Voo Livre de Osório, Comitê da Bacia do Rio Tramandaí, Escola Rural de Osório e Área de Proteção Ambiental Morro da Borússia (APA de Osório). Estão sendo esperados praticantes de todas as modalidades de voo livre do Estado, população da Bacia Hidrográfica e interessados em fazer voos duplos de asa delta ou trike.


A palmeira juçara aparece nas regiões de Mata Atlântica, do Sul da Bahia ao Rio Grande do Sul e a alternativa ao corte ilegal para retirada do palmito (nos municípios da Bacia do Rio Tramandaí) é a sua conservação através do uso sustentável dos frutos, gerando produção de polpa, sucos, pães e outros produtos, mantendo a árvore em pé e plantando suas sementes. A ação também visa a apoiar à Rede Juçara, uma união de entidades de pesquisa, ONGs, comunidades rural e órgão governamentais em prol dessa palmeira ameaçada de extinção.

 

O evento é aberto ao público e, em caso de mau tempo, será reagendado para 18 e 19 de outubro. A estrada é de fácil acesso à Rampa do Morro das Antenas, na APA da Borússia, em Osório. Mais informações pelo (51) 3628-1018 ou taramandahy@gmail.com.

 

 

Anaiara Ventura - Assessoria de Imprensa

Jornalista MTB/RS: 15155

 

 


 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio