Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

26/09/2014

Projeto Taramandahy - FASE II

Taramandahy – Fase II realiza oficina de agricultura sustentável e adequação ambiental a agricultores do Vale do Maquiné

No início de agosto, agricultores ecológicos beneficiados com ações do Projeto Taramandahy – Fase II participaram da Oficina de Agricultura Sustentável e Adequação Ambiental, organizada pelos técnicos Gustavo Martins e João Gustavo Goulart Rupp. A formação está inserida nas ações de educação e sensibilização ambiental na Região da Bacia do Rio Tramandaí, propostas pelo Projeto Taramandahy – Fase II, com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

 

Com o principal objetivo de realizar uma atividade prática com um kit de fertilização, a oficina também visou organizar as próximas visitas técnicas e o desenvolvimento de planos de manejo das famílias em processo de certificação orgânica.


O kit de fertilização foi adquirido pelo grupo de agricultores do Vale do Maquiné a partir de um intenso trabalho desenvolvido pela equipe do Projeto Taramandahy, de apoio e orientação para acessar o Fundo Estadual de Apoio aos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper). É composto de uma motobomba, uma betoneira, caixas d’água, um reboque e mangueira. E foi idealizado para uso em bananais com produção orgânica, devendo ser utilizado pelas famílias agricultoras na fertilização das lavouras, especialmente para distribuir o biofertilizante à base de esterco líquido bovino, como alternativa para a fertilização por meio de adubos químicos, que são proibidos na produção orgânica. O foco na Produção Inclusiva e Sustentável do Programa Petrobras Socioambiental é incorporado nessa atividade direcionada à agricultura familiar e camponesa.

 

O biofertilizante à base de esterco líquido bovino já estava sendo aplicado pelos agricultores por meio de regadores desde o ano passado, obtendo bom resultados, do ponto de vista da produção e qualidade. No entanto, eles utilizavam muita mão-de-obra ao distribuí-lo com o regador e por isso, a compra do kit foi de extrema importância. Seu principal objetivo é a redução da penosidade do trabalho e a contribuição para conservação dos solos e da qualidade da água.

 

 

Anaiara Ventura - Assessoria de Imprensa

Jornalista MTB/RS: 15155

 

 


 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio