Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

01/10/2014

Projeto Taramandahy - FASE II

Atividades celebram Semana Interamericana da Água na Região da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí

Na próxima quarta-feira, (1° de outubro) iniciam os eventos alusivos à Semana Interamericana da Água. Nos municípios de Osório, Imbé e Balneário Pinhal, atividades do Projeto Taramandahy – Fase II, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, integram a agenda para uma reflexão sobre a importância da água e o papel de todos para sua preservação.


No dia 07 de outubro, com o objetivo de debater questões que envolvem o cotidiano da atividade pesqueira na Bacia do Rio Tramandaí, o Projeto Taramandahy promoverá o encontro final do Curso de Capacitação para o Fortalecimento da Comunidade de Pescadores Artesanais, no Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - CECLIMAR/UFRGS, em Imbé.


O Projeto promoverá a Chuva de Sementes de Juçara, atividade de sensibilização ambiental que visa chamar a atenção para a importância da conservação florestal através da dispersão de sementes da palmeira juçara (Euterpe edulis) durante a prática de voos livres. As sementes serão lançadas sobre a Área de Preservação Ambiental - APA Morro da Borússia, no município de Osório. O Programa Petrobras Socioambiental apoia estas ações de conservação, recuperação e uso sustentável das formações vegetais dos biomas, que visam à conservação integrada dos recursos hídricos, solo e floresta. A data deste evento será divulgada em breve.


Em Balneário Pinhal, entre 1º e 3 de outubro, ocorrerá o “Fórum da Água”, uma iniciativa da prefeitura local que prevê exposição fotográfica, apresentações de projetos escolares, dinâmicas de educação ambiental e palestras sobre sistemas de gestão dos recursos hídricos, qualidade da água e paisagens da Região da Bacia do Tramandaí. Neste Fórum será realizada a apresentação de imagens e estudos produzidos através do Projeto de Recuperação do Rio Maquiné, também patrocinado pela Petrobras, através do então Programa Petrobras Ambiental.


A Semana também está sendo promovida em Osório, entre 27 de setembro e 4 de outubro, com oficinas, debates, mostra fotográfica, brinquedos, exibição de filmes, feira de ciências e visitas para conhecer as lagoas do município. As atividades ocorrem na FACOS (Faculdade Cenecista de Osório), em escolas da região e na orla da Lagoa Marcelino.


Em Maquiné, nos dias 9 e 10 de outubro, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CONDEMA realizará a I Conferência Municipal do Meio Ambiente. A proposta deste encontro é promover palestras e discussões acerca do Plano Municipal de Saneamento Básico na cidade e da implantação da coleta seletiva de lixo. O evento contará com palestra de abertura do coordenador do Projeto Taramandahy- Fase II, Dilton de Castro, que também representa o Comitê da Bacia Hidrográfica do Tramandaí.

 

Confira abaixo a programação completa e a localização dos eventos:

 

 

PDF: I Conferência Meio Ambiente de Maquiné 2014

 

 

 

Anaiara Ventura - Assessoria de Imprensa

Jornalista MTB/RS: 15155

 

 


 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio