Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

24/10/2014

Projeto Taramandahy - FASE II

Visitas efetivam assessoria técnica às famílias agricultoras agroecológicas

Uma das propostas do Projeto Taramandahy – Fase II é efetuar o programa de conservação integrada dos recursos hídricos, solo e floresta, por meio da assessoria técnica para a produção ecológica de alimentos, implementação das unidades demonstrativas em sistemas agroflorestais e gestão das águas em propriedades rurais. Com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, que visa a fomentar a produção inclusiva e sustentável, por meio de iniciativas de fortalecimento de modelos de produção e formação de redes solidárias que valorizem os territórios como espaços de organização autônomos, inclusivos e participativos, em uma perspectiva de equilíbrio entre produção, consumo e meio ambiente, a equipe do Taramandahy – Fase II conduz as visitas de assessoria técnica a vinte famílias de agricultura agroecológica, certificadas ou em fase de transição para a certificação orgânica.


Das 140 visitas previstas para os dois anos do Projeto, 90 já foram realizadas. Conforme explicam os técnicos Gustavo Martins e João Gustavo Goulart Rupp, na primeira visita é feito um diagnostico da área, verificando a produção, possibilidades da área, dificuldades vivenciadas e necessidades para efetivar a qualificação da produção. A partir deste mapeamento, a equipe inicia o trabalho com ações específicas para cada propriedade. Rupp ressalta que durante as visitas, também é desenvolvido o trabalho de formação, acompanhamento, auxilio e de resgate das produções para consumo próprio.


A melhora na qualidade dos moranguinhos orgânicos produzidos pelo agricultor Euclides Duarte Barcelos e seu filho Pedro, no Morro da Borússia, em Osório, foi possível graças à assessoria técnica do Projeto. “Desde que passamos a receber a assessoria, aprendemos muitas coisas, por exemplo, que a doença não está na planta, mas no solo e assim, nós estamos melhorando o solo. Com as inovações de enriquecimento de nosso solo trazidas, a terra já mudou bastante”, observa.


Seu Euclides havia desistido de plantar morango, em função das dificuldades que envolvem o plantio, e por não ter, na época, condições de plantar sem o uso de defensivos. Neste ano, recomeçou a produção com o apoio técnico e uma compreensão sobre a agroecologia: “O morango produzido de forma convencional se torna mais caro, pois ele prejudica o organismo, as pessoas podem passar mal ao comê-lo e têm que se medicar”, alerta.
As visitas de assessoria técnica propostas pelo projeto Taramandahy – Fase II ocorrem até 2015, efetivando a assistência às famílias agricultoras.

 

Veja abaixo algumas atividades realizadas durante as visitas de 2014:

- Implementação e acompanhamento de agroflorestas e de culturas agroecológicas, cultivando morango, banana, maracujá, feijão e hortaliças;
- Colheita de sementes e estimulo à formação de banco e troca de;
- Monitoramento de voltímetro nas cercas elétricas e limpeza dos bebedouros dos piquetes do Sistema de Pastoreio Rotativo Voisin (PRV);
- Elaboração e acompanhamento da aplicação de caldas e biofertilizantes;
- Auxilio na elaboração de compostagem;
- Acompanhamento de áreas de adubação verde de inverno;
- Avaliação das instalações de suínos para adequação e beneficiamento dos resíduos;
- Avaliação da implementação de tratamentos de efluentes domésticos;
- Acompanhamento da produção de aves;
- Assessoria para acessar fundos de financiamento;

- Acompanhamento da comissão de ética da Rede Ecovida para auditoria de conformidade orgânica participativa.


Anaiara Ventura - Assessoria de Imprensa

Jornalista MTB/RS: 15155

 

 


 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio