Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

23/12/2014

Projeto Taramandahy - FASE II

Escola Rural de Osório é beneficiada com oficinas de Educação Ambiental

O Projeto Taramandahy – Fase II promoveu ações de Educação Ambiental beneficiando a Escola Rural de Osório. As formações, com foco na sanidade do solo e dos mananciais, sistematização das águas, contenção de encostas e manejo de declives, e gestão integrada de Unidades de Conservação, foram realizadas em três etapas a alunos dos cursos Técnico em Meio Ambiente e em Agropecuária. Como oficineiro, os participantes contaram com o biólogo e especialista em agrossistemas Márcio Mortari.


Em agosto, a oficina Sanidade do Solo e Mananciais incentivou debates sobre conteúdo teórico e a implantação de um canteiro agroflorestal de base ecológica na diversificação da produção familiar. Os grupos finalizaram com um plantio em uma zona de borda de mata secundária.


Nos encontros de outubro, sobre sistematização das águas, contenção de encostas e manejo de declives, os participantes produziram e implantaram um projeto de construção de leito de evapotranspiração para o biotratamento das águas cinza, oriundas da pia do refeitório da escola. Além disso, efetivaram o canteiro agroflorestal, com ênfase na conservação de recursos hídricos.


O enfoque das oficinas de novembro: “Gestão integrada de Unidades de Conservação”, apresentou os fundamentos para uma abordagem socioambiental de Unidades de Conservação (UCs), contextualizando, entre outras, as trajetórias históricas de áreas protegidas; sua legislação; recuperação de áreas degradadas; manejo participativo de UCs; e a legislação ambiental e Sistema Nacional de UCs. Como resultado, foi elaborada a Carta em prol da Gestão Integrada da APA Morro de Osório/RS, a ser encaminhada ao poder público municipal.

O Projeto Taramandahy – Fase II, desenvolvido pela Anama, é patrocinado pela Petrobras, que através do Programa Petrobras Socioambiental, apoia iniciativas de educação ambiental para conservação, recuperação e uso sustentável de formações vegetais dos biomas, além de ações ligadas à gestão de recursos hídricos e ao uso racional da água.

 


Anaiara Ventura - Assessoria de Imprensa

Jornalista MTB/RS: 15155

 

 


 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio