Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

06/01/2015

Projeto Taramandahy - FASE II

A Com-Vida na Escola Langendonck está afinada com a Natureza

Desde maio de 2014, o Projeto Taramandahy – Fase II, da Anama, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, desenvolve o Programa de Educação Ambiental na Escola de Maquiné, Lourenço Leon Von Langendonck. Através dele, foi criada a Com-Vida (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola) Amigos da Natureza, cujos integrantes participaram de formações de ecoalfabetização e ecodesign, sustentabilidade e culinária agroecológica.


A metodologia segue os princípios da permacultura, sendo aplicada pelo arte-educador Juliano Riciardi, com coordenação pedagógica de Valéria Bastos. Com o apoio do Programa Petrobras Socioambiental é possível realizar estas ações de sensibilização e de estímulo à reflexão sobre a sustentabilidade e às práticas sustentáveis.


Formada a Com-Vida, foi realizado um diagnóstico dos desafios e qualidades existentes na escola, o que possibilitou a reorganização do espaço escolar a partir de técnicas de paisagismo produtivo. O grupo construiu dois minhocários, composteira, espiral de ervas, recuperou a horta e introduziu plantas medicinais e condimentares. Também participou da produção de sistema de captação da água da chuva e saiu a campo para conhecer o viveiro e o Meliponário do Projeto, instalados na parceira Fepagro Litoral Norte, além de visitar famílias agricultoras e com áreas de mata ciliar recuperadas, que tiveram assessoria técnica do Taramandahy.


Com foco na sensibilização da comunidade escolar sobre a alimentação saudável, consumo de alimentos produzidos ecologicamente e sociobiodversidade, foram realizadas oficinas de culinária e agroecologia, que reuniram outros alunos junto à Com-Vida na preparação de alimentos com características locais e agroecológicas. E para finalizar o ano, organizaram uma mostra de culinária, integrando culturas e sabores por meio de receitas de fácil elaboração pelas crianças.

 

No próximo ano, a proposta deve contemplar mais uma escola da Região da Bacia do Tramandaí.

 


Anaiara Ventura - Assessoria de Imprensa

Jornalista MTB/RS: 15155

 

 


 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio