Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

22/01/2015

Projeto Taramandahy - FASE II

Lagoa Bacopari será cenário da 2ª Caiacada do Taramandahy – Fase II

O Projeto Taramandahy – Fase II convida canoístas e público interessado para a 2ª Caiacada, em 31 de janeiro na Lagoa Bacopari, em Mostardas. Entre os objetivos da Caiacada está incentivar o esporte, que também é um passeio contemplativo, chamar a atenção para a preservação dos recursos hídricos e divulgar o trabalho realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí, em parceria com o Projeto.  O percurso em caiaque deve ser feito por mais de 10 km no interior da lagoa.

 

Seguindo a proposta de sensibilização e educação ambiental, através da prática de esportes náuticos limpos, o evento busca fomentar a divulgação do potencial turístico das lagoas e rios do litoral. Bacopari, que também é conhecida como Lagoa Azul, apresenta águas translúcidas e limpas e faz parte da Bacia do Rio Tramandaí.


A Caiacada já é uma ação tradicional do Projeto Taramandahy, que em sua primeira fase realizou quatro e nesta, prevê mais quatro, no total. O Projeto é desenvolvido pela Anama e conta com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, o qual apoia iniciativas como esta, de educação ambiental, ligadas à gestão de recursos hídricos e ao uso racional da água.

 

A ação também recebe apoio do Comitê de Bacia do Rio Tramandaí, Ceclimar/UFRGS, Prefeitura de Mostardas, Jamboo Turismo e Brigada Militar (Operação Golfinho, Corpo de Bombeiros e Batalhão Ambiental). Mais informações e inscrições através do e-mail comitetramandai@yahoo.com.br e do telefone (51) 85121012, com Tiago Lucas Corrêa.

 

*Segundo Resolução 357, de 17/03/2005 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), as águas da Lagoa Bacopari estão classificadas em: classe 1: águas que podem ser destinadas: a) ao abastecimento para consumo humano, após tratamento simplificado; b) à proteção das comunidades aquáticas; c) à recreação de contato primário, tais como natação, esqui aquático e mergulho, conforme Resolução CONAMA no 274, de 2000.

 

 

 

Informações Complementares – Caiacada no Bacopari – Mostardas/RS

Mapa de acesso à Lagoa

A Lagoa do Bacopari pertence ao município de Mostardas e distante 91 km de Osório. Partindo de Osório, acesse a BR-101 em Osório e siga em direção à Capivari do Sul. Partindo de Porto Alegre, siga pela RS 040 na mesma direção (Capivari do Sul). A partir do trevo de Capivari do Sul (RS 040 x BR 101), siga na direção Sul, em torno de 46 km, até o acesso à “Praia do Bacopari” e mais 4 km até a lagoa.

 

Observação: Na estrada existe a indicação de Bacopari, porém esta placa é para uma localidade antes do acesso à Lagoa e fica no município de Palmares do Sul. Portanto, após esta localidade, fique atento à placa de limites de municípios de Palmares do Sul e Mostardas e, em seguida, da placa com os dizeres “Praia de Bacopari” (entre o Km 85 e 86 da BR 101) indicando a via de acesso à esquerda.

 

Será servido lanche (tradicional Salchipão) aos remadores inscritos previamente pelo e-mail comitetramandai@yahoo.com.br. As inscrições prévias deverão ser efetuadas até quinta feira, 29/01/15.

 

Percurso mínimo na Lagoa do Bacopari - Mostardas/RS

 

Após este trajeto os participantes estarão liberados para exploração de outros recantos e lagoas próximas nesta área, podendo estender por mais de 10 km.

 


Anaiara Ventura - Assessoria de Imprensa

Jornalista MTB/RS: 15155

 

 


 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio