Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

06/01/2015

Projeto Taramandahy - FASE II

Taramandahy – Fase II convida para Chuva de Semente de Juçara de janeiro

 

ATENÇÃO: DEVIDO A PREVISÃO DE MAU TEMPO PARA ESTE FINAL DE SEMANA, O EVENTO "CHUVA DE SEMENTES DE JUÇARA" EM 10/01 FICA CANCELADO. NOVA DATA SERÁ MARCADA E DIVULGADA NESTE CANAL.

O ano de 2015 vai começar com uma forte Chuva de Sementes de Juçara. Mais uma vez, o Projeto Taramandahy – Fase II realiza o encontro de voo livre para dispersar sementes da palmeira juçara (Euterpe edulis), dia 10 de janeiro, na Área de Proteção Ambiental – APA - Morro da Borússia, em Osório. O evento também comemorará os 30 anos do Anhangava Club de Voo Livre, parceiro da ação, e espera-se superar o público da primeira Chuva, em novembro passado, com mais de cem presentes, além de colaborar para sensibilização da preservação da Mata Atlântica.


A juçara é uma espécie chave para a recuperação do bioma, no entanto, continua sendo cortada diretamente das áreas preservadas, com fins de extração do palmito, o qual é apreciado na culinária regional, indiscriminadamente. Uma alternativa ao uso da palmeira é a sua conservação através da retirada de seus frutos, os quais geram a polpa de açaí, utilizada na produção de sucos, pães, molhos, entre outros. O uso sustentável da palmeira é incentivado pela Rede Juçara, tendo o apoio do Projeto por meio de ações como esta. No evento, serão distribuídas mudas e sementes de juçara e haverá uma banca da parceira Associação Içara de Maquiné com suco de polpa de açaí.


A Chuva de Sementes de Juçara é uma ação do Taramandahy – Fase II, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental. Por meio do incentivo a ações como esta, o Programa Petrobras Socioambiental visa promover a conservação integrada dos recursos hídricos, solo e floresta, através de recuperação e uso sustentável da biodiversidade, além de dar garantia ao acesso universal e à sustentabilidade do uso da água.

 

O local do evento será o mesmo do primeiro: Rampa Nordeste, na APA Morro da Borússia, em Osório, com início às 13h.  Mais informações pelo (51) 3628-1018 ou taramandahy@gmail.com.

 

 


Anaiara Ventura - Assessoria de Imprensa

Jornalista MTB/RS: 15155

 

 


 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio