Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

24/02/2015

Projeto Taramandahy - FASE II

Chuva de Sementes de Juçara em voo livre já tem nova data

Em consequência da previsão de tempestade e dos ventos contrários no início do ano, a Chuva de Sementes de Juçara em Voo Livre foi cancelada e a nova data agendada para 28 de fevereiro, no mesmo local: rampa Nordeste da APA (Área de Proteção Ambiental) Morro da Borússia, em Osório – RS. O evento deve reunir esportistas, açaícultores e interessados em belas imagens e em aventurar-se, aproveitando os ventos para dispersar sementes da palmeira juçara (Euterpe edulis) e aumentar as possibilidades desta espécie na remanescente de Mata Atlântica. Na ocasião, também será comemorado os 30 anos do Anhangava Club de Voo Livre, parceiro da ação.


A Chuva de Sementes é uma proposta do Projeto Taramandahy – Fase II, desenvolvido pela Anama e visa chamar a atenção para a questão da palmeira, importante espécie para a preservação do bioma, porém, em processo de extinção. Geralmente, a extração do palmito da juçara no Rio Grande do Sul – na qual a árvore é cortada - se constitui em uma prática devastadora, já que é feito sem manejo sustentável. Nesse contexto, a parceria entre o Taramandahy – Fase II, a Rede Juçara e a Associação Içara de Maquiné dá ênfase a uma alternativa para seu uso, por meio do aproveitamento dos frutos, cuja despolpa gera o açaí, que pode ser consumido in natura, ou processado em sucos, pães, sorvetes e molhos. O Projeto é  patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, que dessa forma, colabora com a educação e sensibilização ambiental e com a conservação integrada dos recursos hídricos, solo e floresta, por meio de ações de recuperação de biomas e de seu uso sustentável.


Durante o evento, além das sementes disponíveis para dispersão na APA, serão distribuídas gratuitamente sementes e mudas da palmeira. Também haverá uma banca vendendo suco e polpa de açaí. Acompanhe o site, ou a página do Projeto no Facebook para obter informações futuras. Aos interessados em fazer voos de trike, pede-se contatar Alisson, pelo telefone (51) 8411-4879, ou ainda Volni, (51) 8027-8979, para voos duplos de paraglider. Ambos são integrantes do Anhagava Club de Voo Livre.

 

O quê: Chuva de Sementes de Juçara em voo livre
Data: 28/fevereiro
Local: Rampa Nordeste, APA Morro da Borússia, em Osório – RS

Hora: 13h.

 

Atenção: O horário de início da Chuva de Sementes mudou para 9h30 da manhã, devido às condições de ventos favoráveis neste período. À tarde ocorrerão somente voos de paraglider. 

 

Anaiara Ventura - Assessoria de Imprensa

Jornalista MTB/RS: 15155

 

 


 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio