Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

09/02/2015

Projeto Taramandahy - FASE II

Inscrições abertas para a Oficina de Bioconstrução em Maquiné

O Projeto Taramandahy – Fase II convida construtores, estudantes de arquitetura e interessados para a 1ª Oficina de Bioconstrução. Acontecerá dia 21 de fevereiro, a partir das 8h30min, e o tema ‘Construção de pau a pique’ será explorado na prática durante a construção de paredes do Centro de Referências Ambientais. O projeto é realizado pela Anama (Ação Nascente Maquiné) e está sendo construído a partir dos conceitos de ecoeficiência e sustentabilidade, com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.


Segundo o bioconstrutor e permacultor Fernando Campos, à frente da formação, o cronograma do curso abordará, de forma teórica e prática, os conceitos de construção, estruturação, tramado interno da parede, composição dos solos, mistura de terras, camadas de barro, palha e esterco. A oficina de 21 deve ocorrer em dois turnos (manhã e tarde), completando oito horas de aula. Um segundo encontro dará ênfase aos acabamentos da parede, no dia 14 de março.


O curso contempla a obra do Centro de Referências Ambientais - em fase final - cujo projeto arquitetônico propõe o uso de materiais produzidos com baixo impacto ambiental, como terra e madeira de reflorestamento, além de tecnologias apropriadas para a gestão ambiental: bioconstrução e bioarquitetura; saneamento básico local e ecológico; energia renovável solar; construção de cisternas para captação de água da chuva e paisagismo produtivo. O Centro abrigará a base do Projeto Taramandahy – Fase II e tem também a finalidade de ser um espaço pedagógico e demonstrativo no uso racional dos recursos naturais. Para isso, conta com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, na realização de ações de qualificação e de construção sustentável, como forma de preservar a biodiversidade nos ecossistemas terrestres e aquáticos e de reverter os processos de degradação dos recursos hídricos, solo e floresta.

As oficinas são gratuitas, com apenas vinte vagas disponíveis. Inscrições devem ser feitas previamente através do e-mail taramandahy@gmail.com. Para inscrição, envie Nome; CPF; E-mail; Telefone; Profissão / Instituição; respondendo a pergunta "qual sua motivação para participar do curso?" 

 

Mais informações pelo (51) 3628.1018.

 

O que: 1ª Oficina de Bioconstrução
Quando: 21/fevereiro/2015
Local: Centro de Referências Ambientais da Anama, Maquiné – RS.

Hora: das 8h30 às 17h

 

 

ATENÇÃO: INSCRIÇÕES ENCERRADAS.

 


Anaiara Ventura - Assessoria de Imprensa

Jornalista MTB/RS: 15155

 

 


 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio