Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

04/03/2015

Projeto Taramandahy - FASE II

I Oficina de Bioconstrução dá início às formações em tecnologias socioambientais

Taramandahy-Fase II abre nova turma para construção de pau a pique

 

O Projeto Taramandahy – Fase II iniciou as formações gratuitas de tecnologias para construções sustentáveis aplicadas no projeto arquitetônico do Centro de Referências Ambientais, que em breve abrigará a base do Taramandahy – Fase II e tem entre seus objetivos, ser um espaço pedagógico e demonstrativo no uso racional dos recursos naturais.


Dia 21 de fevereiro, construtores, geógrafos, estudantes, professores e designers participaram da 1ª Oficina de Bioconstrução, cuja temática ‘construção de pau a pique’ foi explorada na prática durante a construção de paredes. O bioconstrutor e permacultor Fernando Campos, à frente da formação, propôs pensar a bioconstrução de uma relação do ser humano com as suas cinco peles: com seu corpo, seu vestuário, sua casa, o meio ambiente e o outro, e sua relação com o planeta, segundo a teoria do artista e arquiteto austríaco Hundertwasser. Após, apresentou o processo de granulometria e os testes realizados com as misturas de terra, areia e argila, feitos previamente.


Os participantes foram divididos em grupos de trabalho para iniciar a prática, alternando o tempo de permanência em cada manejo, para que todos passassem pelas etapas propostas de bioconstrução: o tramado com varetas de madeira; a mistura dos elementos da parede (terra, areia, argila, água e palha); sua aplicação para formar a parede; mistura dos elementos que podem compor o reboco (terra, areia, argila, esterco bovino e água) e sua aplicação na parede de barro.


Entre as formações gratuitas a serem realizadas no CRA estão: saneamento básico local e ecológico; energia renovável solar; construção de cisternas para captação de água da chuva e paisagismo produtivo. São atividades do Projeto Taramandahy – Fase II, desenvolvido pela Anama e patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental. Ao colaborar com estas ações, de qualificação em construções sustentáveis, o Programa Petrobras Socioambiental, atua nos processos de preservação da biodiversidade e de reversão da degradação dos recursos hídricos, solo e floresta.

 

E, em consequência da grande procura pela oficina, foi aberta uma nova turma dia 14 de março, sob a mesma temática: “construção de pau a pique”. São vinte vagas e as inscrições serão recebidas até o dia 10 deste mês, através do e-mail taramandahy@gmail.com ou telefone (51) 3628-1018. O candidato deve enviar nome, telefone, CPF, instituição, endereço residencial e responder à pergunta: “Qual sua motivação para participar do curso?”

 

 

>> VEJA A GALERIA DE FOTOS DA OFICINA

 

 

Anaiara Ventura - Assessoria de Imprensa

Jornalista MTB/RS: 15155

 

 


 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio