Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

15/06/2015

Projeto Taramandahy - FASE II

Alimentos agroecológicos e saudáveis são atração da Feira da Biodiversidade de Maquiné

A gestão integrada dos recursos hídricos proposta pelo Projeto Taramandahy - Fase II prevê ações de incentivo à produção agrícola diversificada e de consumo consciente, possibilitando que a agricultura ecológica possa se expandir e cumprir seu papel na preservação dos recursos naturais. Inserido neste cenário, no dia 6 de junho a Feira da Biodiversidade de Maquiné é realizada pelo Projeto Taramandahy – Fase II. O Projeto é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, o qual colabora com iniciativas de mobilização social como esta, a fim de promover ações de preservação e conservação da biodiversidade e dos produtos e saberes da sociobiodiversidade, sendo realizado pela ong Anama.


O público da Feira foi contagiado pelo movimento agroecológico, que envolve desde a energia dos alimentos livres de agrotóxicos, como de agricultores e feirantes que vivem de forma saudável, até o trabalho realizado pela equipe do Projeto Taramandahy – Fase II, engajada para que todos pudessem aproveitar o momento. Pessoas vindas de diversas cidades e regiões do Estado, além da comunidade local, prestigiaram o evento, mostrando que há mercado para a sociobiodiversidade.


O casal Rita de Cássia e Leonardo de Mello Alves, assim como Fernanda Teixeira dos Santos e seus filhos, vieram especialmente de Imbé para a Feira. Bibiana Frohlich, de Porto Alegre já participa do curso de Meliponicultura - criação de abelhas nativas, realizado pelo Projeto. Ela trouxe a família para prestigiar o evento e conhecer as abelhas sem ferrão, que estavam expostas em uma caixa-ninho demonstrativa.


Crianças e adultos se encantaram com o Teatrin, espetáculo de teatro de bonecos em miniatura apresentado em um palco de caixinha, criado pelo artista Marcelo Tcheli, do grupo Divina Comédia. A apresentação foi um oferecimento da Prefeitura Municipal.


Uma mesa de degustações da cozinha agroecológica e de produtos da Feira foi instalada, permitindo ao público saborear os pães integrais com juçara e de aipim, bolo de milho - produzidos pela Agroindústria da Família Bonho; bem como cuscuz de forno, pasta de ricota com ervas e biomassa de banana verde, feitos por Ana Maria Quiles Oliveira, da equipe do Projeto. Além de frutas e sucos de juçara, butiá, araçá vermelho e uvaia.  A ecocozinha móvel da Anama também estava exposta. Ela é um instrumento pedagógico de educação alimentar e ambiental construído por Marcelo Tcheli. Na ocasião, também serviu para cozinhar o pinhão e esquentar água do chimarrão.


Outra atração da Feira foi a mostra fotográfica Paisagens de Maquiné, versão do livro homônimo de autoria de Dilton de Castro e Ricardo Mello, ambos produzidos pelo então projeto Recuperação do Rio Maquiné (2010-2012), patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.


Entre os feirantes estavam a artesã Roma Klein, com seu belo artesanato de fibras de bananeira; a família Wolff, com tubérculos e plantas alimentícias não convencionais, licores de frutas nativas, bolos, doces, temperos e vinho orgânico; a artesã Fernanda Lima; uma das famílias indígenas de Maquiné, com seu artesanato tradicional; o casal Valéria Bastos e Rafael Ritter, e sua diversidade de alimentos  da agricultura familiar ecológica, como doces, compotas, farinhas, grãos, sucos e polpas de frutas nativas; o guardião de sementes crioulas Amilton Munari, com sementes e tubérculos; elixires medicinais da Farmacinha da Solidão, trazidos pela dona Maria da Rosa; mudas de árvores frutíferas, nativas, de plantas medicinais e condimentares da produção de dona Vilma; produtos da cosmética natural, de Fernanda Panda; além dos feirantes que estão na praça todos os sábados, como a família Bonho, com seus panificados, frutas e verduras; a família de Nilton Eberhardt, também comercializando hortaliças; e seu Salgado, que vende peixes e frutos do mar.

A Feira da Biodiversidade de Maquiné deu início à Semana do Meio Ambiente do município e também celebrou o Dia Mundial da Biodiversidade, cujo tema de 2015 é “Biodiversidade para o Desenvolvimento Sustentável". O Programa Petrobras Socioambiental, ao apoiar a realização da Feira como atividade do Projeto Taramandahy, potencializa e fortalece práticas demonstrativas que aproximam conservação da biodiversidade, geração de renda, educação e sensibilização ambiental na Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí, no Rio Grande do Sul.

 

 

::VEJA A GALERIA DE FOTOS COMPLETA

 

 

Anaiara Ventura - Assessoria de Imprensa

Jornalista MTB/RS: 15155

 

 


 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio