Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

02/07/2015

Projeto Taramandahy - FASE II

Projetos de jardim ecológico para ambiente escolar finalizam a Formação em Permacultura na Escola de Balneário Pinhal

O encontro no dia 20 de junho finalizou a segunda Formação em Permacultura na Escola, que faz parte das ações de Educação Ambiental do Projeto Taramandahy – Fase II, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, o qual apoia iniciativas de sensibilização que contribuam para as transformações socioambientais e incentivem a atividade de multiplicadores, enquanto protagonistas sociais.


A formação foi desenvolvida a partir de ciclos de Ecoalfabetização e Ecodesign e organizada pela coordenadora pedagógica do Taramandahy, Valéria Bastos. Contou com instrução do biólogo e gestor ambiental Fernando Soares e do biólogo e permacultor Jeferson Timm. Em parceria com a Secretaria de Educação de Balneário Pinhal, foi cedido o espaço da Escola Municipal Calil Miguel Allem para a formação, a qual teve a participação de vinte e seis educadores ambientais de cidades do Litoral Norte Gaúcho e da Região Metropolitana de Porto Alegre.


Foram efetuados quatro ciclos, sendo o primeiro realizado em nove de maio, com apresentação do coordenador do Projeto Taramandahy – Fase II, ecólogo Dilton de Castro, que a relacionou a ação com os objetivos gerais do Projeto, de qualificar para a gestão dos recursos hídricos na bacia do Rio Tramandaí. O Ciclo “Introdução à Ecoalfabetização e Permacultura” deu início às atividades, tratando sobre a alfabetização ecológica, introdução e princípios da permacultura e ferramentas de empoderamento. No segundo encontro, em 23 de maio, foram apresentados os “Métodos de design em Permacultura”, envolvendo os ciclos das plantas e da matéria orgânica, padrões da natureza, mapeamento e planejamento de design em espaço rural, urbano e escolar, zoneamentos e setores.


Dia 13 de junho, o grupo conheceu práticas permaculturais durante o ciclo “Experiências em Permacultura – Saída de campo em Maquiné - RS”. A visita iniciou pelo Centro de Referência Ambiental, futura base do Projeto Taramandahy – Fase II, onde o engenheiro agrônomo da equipe do Projeto, Gustavo Martins, apresentou as tecnologias sustentáveis que estão inseridas na arquitetura do Centro. Ainda pela manhã, visitaram a Feira do Produtor Rural do município, o viveiro de mudas e o meliponário do Projeto, instalados na parceira Fepagro Litoral Norte. Lá, o estudante de biologia e estagiário do Taramandahy – Fase II, Leonardo Isoppo Cruz, explicou o trabalho de recuperação de áreas demonstrativas da mata ciliar que está sendo implantado.


O almoço nesse dia ocorreu no Armazém Café Canto da Terra, que comercializa produtos da agricultura familiar da cidade. Pela tarde os educadores foram levados à Pousada Ecológica Recanto da Mata, toda construída de forma sustentável pelo proprietário Marcelo Tcheli.


O último ciclo ocorreu dia 20 de junho, com o tema “Apresentação de Projetos Permaculturais”. Divididos em pequenos grupos, os participantes apresentaram os projetos de jardim ecológico, inserindo conceitos de design permacultural, com propostas para ambientes escolares, espaços de educação não formal e praças urbanas.  Na ocasião, também fizeram uma feira de trocas e participaram da oficina de culinária agroecológica, com Valéria Bastos e Ana Maria Quiles Oliveira, também da equipe do Projeto Taramandahy – Fase II.

Esta foi a segunda edição da Formação em Permacultura na Escola, que totalizou quarenta horas/aula e objetivou contribuir com a qualificação de educadores ambientais e a promoção da ecoalfabetização e o ecodesign.

 

 

 

::VEJA A GALERIA DE FOTOS COMPLETA:

Ciclo I - Introdução à Ecoalfabetização e à Permacultura - 9 de maio

Ciclo II - Métodos de design em Permacultura - 23 de maio

Ciclo III - Experiências em Permacultura - Saída de Campo em Maquiné - RS - 13 de junho

Ciclo IV - Apresentação de Projetos Permaculturais - 20 de junho

 

 

 

Anaiara Ventura - Assessoria de Imprensa

Jornalista MTB/RS: 15155

 

 


 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio