Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

29/09/2015

Projeto Taramandahy - FASE II

Açaicultores debatem sobre açaí de juçara no III Encontro do Polo Sul da Rede

O Projeto Taramandahy – Fase II promoveu o III Encontro do Polo Sul da Rede Juçara no dia 22 de setembro, com foco na integração e fortalecimento dos integrantes da Rede. O evento ocorreu no Centro Ecológico, em Dom Pedro de Alcântara, com mediação da nutricionista e técnica do Projeto, Mariana Ramos. O Taramandahy – Fase II é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, o qual possibilita ações integradas de gestão dos recursos hídricos, ao apoiar iniciativas de consolidação de redes solidárias e valorização dos territórios enquanto espaços autônomos de organização, inclusivos e participativos.


No Encontro estavam presentes representantes dos grupos de açaícultores que fazem parte do Polo. Eles iniciaram descrevendo sua produção de fruto e de polpa de açaí juçara até o ano de 2015, bem como suas expectativas para 2016. Também avaliaram os valores aplicados na compra de frutos e na venda de polpas e as possíveis adaptações a serem feitas no padrão de solidez da polpa e nas embalagens, a fim de atingir mercados distintos. Os níveis de solidez totais das polpas, de pH e agentes contaminantes foram apresentados pelo acadêmico de Engenharia de Alimentos da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Josué Schneider Martins, em análise realizada durante seu estágio no Projeto. Tendo buscado referências no Padrão de Identidade e Qualidade (PIQ) - estabelecido pelo Ministério da Agricultura – ele analisou as polpas de juçara produzidas por integrantes do Polo Sul.

 

Entre as demais pautas discutidas no Encontro estavam: legislação ambiental, denúncias de crimes relacionados ao corte ilegal da palmeira juçara para extração do palmito e embalagens e rótulos. Na pauta “novos produtos”, os representantes da Coopernativa apresentaram o cremoso de juçara, semelhante a um sorvete, que está sendo produzido e comercializado. E a oficina de despolpa, programada para compor o encontro, foi adiada para 20 de outubro, quando acontece a reunião do Polo Sul. Seus participantes esperam que esta oficina contribua para a padronização dos níveis de solidez das polpas do Polo Sul da Rede Juçara.

 

 

Anaiara Ventura - Assessoria de Imprensa

Jornalista MTB/RS: 15155

 

 


 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio