Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

28/09/2015

Associada da Anama participa da VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

A sociedade civil do município de Maquiné foi representada na VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, pelas delegadas Valéria Bastos e Adriana Conzatti. Valéria é associada da Ação Nascente Maquiné (Anama), onde desenvolve atividades de educação ambiental e alimentar. Adriana é extensionista rural e nutricionista da Emater/RS-Ascar. A Conferência aconteceu em Porto Alegre, entre os dias 9, 10 e 11 de setembro.


Sob o tema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, o encontro contou com mais de 450 pessoas do Estado, representantes de diferentes categorias, entre as quais: catadores, pescadores, quilombolas, indígenas, agricultores, instituições públicas e governamentais. Na ocasião, houve apresentação do painel: “Desafios da segurança alimentar e nutricional sustentável”, aprovação de moções e da Carta Política Gaúcha; rodas de conversa e grupos de trabalho, sob eixos temáticos: "Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar"; “Estratégias e políticas públicas em andamento para conquista da comida de verdade no âmbito local”; e "Aperfeiçoamento e ampliação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional: pacto federativo, participação social e intersetorialidade".


Valéria destacou a troca de experiências e os debates gerados dentro de coletivos que se formaram por região e pelos eixos de trabalho, bem como as moções construídas, como a da proibição da pulverização aérea de agrotóxicos e a rotulagem dos produtos com alimentos transgênicos.

 

Ao final do encontro, houve a votação para escolha dos delegados para a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que ocorre dias 3, 4 e 5 de novembro, em Brasília/DF. Dentro de consenso geral, Valéria e Carlos Kuhn, de Balneário Pinhal, foram convocados para representar a região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

 

 

 

Anaiara Ventura - Assessoria de Imprensa

Jornalista MTB/RS: 15155

 


 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio