Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

29/09/2015

Projeto Taramandahy - FASE II

Projeto Taramandahy – Fase II promove debate sobre boas práticas no processamento de juçara

Agricultores, técnicos ligados à agroecologia, estudantes e interessados estão convidados a participar da  Oficina de Boas Práticas no Processamento de Juçara, a ser realizada dia 6 de outubro, nas dependências do Instituto Federal de Educação (IFRS) Campus Osório, entre 13h30 e 17h.


A atividade é realizada pelo Projeto Taramandahy – Fase II, concluindo um total de 16 oficinas temáticas em agricultura sustentável e adequação ambiental. Está centrada no objetivo de aprofundar os conhecimentos de agricultores e técnicos em torno das Boas Práticas de Produção, especificamente no processamento de polpa de frutas, com ênfase na polpa de açaí de juçara. O Projeto é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, colaborando com ações que fortaleçam modelos de produção e formação de redes solidárias, como a dos agricultores ecologistas atendidos pelo Taramandahy – Fase II.


Na oficina, serão apresentados os resultados de trabalho de conclusão do curso de Engenharia de Alimentos/UFRGS de Josué Schneider Martins. Durante seu estágio no Projeto, ele fez uma ponte entre o saber científico e o tradicional associado, ao analisar a qualidade microbiológica de polpas de açaí de juçara produzidas no Litoral Norte, por produtores inseridos na Rede Juçara.


Segundo a nutricionista e técnica do Taramandahy – Fase II, Mariana Ramos, haverá uma mesa de degustações de panificados desenvolvidos no IFRS e será abordado também sobre os sanitizantes usados no processamento, suas características e possíveis impactos na saúde humana e poluição ambiental. Entre as questões que orientam a oficina estão: a qualidade da polpa de açaí de juçara produzida no Litoral Norte do RS; os elementos que compõem a qualidade desta polpa; se as estruturas de processamento em que são produzidas as polpas estão dando conta de garantir sua qualidade microbiológica; e sobre alternativas mais adequadas de sanitizantes para a agroindústria familiar de base ecológica.

 

O quê: Oficina de Boas Práticas no Processamento de Juçara
Data: 6/outubro - Hora: 13h30 às 17h
Local: Miniauditório do IFRS – Osório (Instituto Federal do Rio Grande do Sul). End.: Rua Santos Dumont, 2127 - Albatroz, Osório/RS.

Evento gratuito

 

 

 

Anaiara Ventura - Assessoria de Imprensa

Jornalista MTB/RS: 15155

 

 


 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio