Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

09/10/2015

Projeto Taramandahy - FASE II

O Projeto Taramandahy – Fase II recebe visitas

Integrantes do Projeto Verdesinos e do Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet (CEAES) de Novo Hamburgo visitaram as instalações do Centro de Referência Ambiental (CRA) que está sendo construído com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental e abrigará a futura base do Projeto Taramandahy – Fase II.
Os visitantes participaram de uma oficina de bioconstrução. Além da coordenadora do CEAES Solange Mãnica, participaram o engenheiro ambiental e a arquiteta do município, Fábio Vieira Fernandes e Andréa Schutz, bem como a comunidade, merendeiras, estudantes de biologia e pessoas que trabalham nos serviços gerais do Centro.


Segundo Solange, o objetivo da visita técnica foi ampliar conhecimentos sobre os sistemas de armazenamento da água e de tratamento ecológico de esgoto, bem como conhecer as técnicas ecoeficientes implantadas na construção do Centro de Referência Ambiental – CRA. A apresentação destes sistemas foi sistematizada pelo coordenador do Projeto Taramandahy – Fase II, ecólogo Dilton de Castro. Ele enfatizou que o planejamento da construção do Centro de Referência Ambiental foi elaborado pensando no aproveitamento de todos os recursos naturais que normalmente são dispensados, como: água da chuva, plantas alimentícias e medicinais para compor o paisagismo do Centro, tratamento natural eficiente de efluentes e seu uso para a compostagem orgânica, energia solar, assim como o projeto arquitetônico de bioconstrução, com foco na eficiência do condicionamento natural da temperatura nos ambientes internos.


A Construção do Centro de Referência Ambiental está em sua fase final e foi pensado com o objetivo de servir como espaço de formação e demonstração de técnicas sustentáveis ali aplicadas.

 

Além do Projeto Taramandahy, o Projeto Verdesinos também é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, cujas diretrizes buscam estimular a formação de redes de aprendizagem, promovendo a troca de conhecimento e incentivando a disseminação de tecnologias sociais.

 

 

Anaiara Ventura - Assessoria de Imprensa

Jornalista MTB/RS: 15155

 

 


 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio