Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

26/10/2015

Projeto Taramandahy - FASE II

Próxima Oficina de Sustentabilidade do Projeto abordará sobre os Agrossistemas e Unidades de Conservação

Márcio Mortari, Valéria Bastos e o professor Telvi Favin, da Escola Rural, analisando o sucesso a espiral com plantas alimentícias não convencionais, produzida numa da oficinas, juntamente com os alunos.

A quarta e última etapa das Oficinas de Sustentabilidade oferecidas pelo Projeto Taramandahy – Fase II a alunos da Escola Técnica Rural de Osório (EEEM Ildefonso Simões Lopes) será realizada dias 29 e 30 de outubro e abordará o tema: agroecossistemas e sua influência em Unidades de Conservação (UCs) da natureza. A facilitação estará a cargo do biólogo e especialista em agrossistemas, Márcio Mortari, junto com a técnica em meio ambiente, Janaína Soares e a coordenadora pedagógica do Projeto, Valéria Bastos. As atividades terão coparticipação de professores da Escola: Carlos Augusto Natorp Fontoura, Telvi Favin, Juliana Hogetop e Igmar Ohlweiler.


Na programação do primeiro dia de oficina estão noções de legislação ambiental e Sistema Nacional de UCs, fundamentos para a abordagem socioambiental de UCs, desafio da integração com as comunidades do entorno de UCs e o conceito de ecocidadania e manejo agroflorestal de base ecológica dentro e no entorno de UCs como parte do processo de restauração de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e de Reservas Legais (RLs). Neste dia também estará presente o instrutor do curso de meliponicultura do Projeto Taramandahy – Fase II, Rafael Gehrke, falando sobre “Meliponicultura e ativismo socioambiental”. A prática será feita em uma saída para o interior da Área de Proteção Ambiental (APA) Morro da Borússia, em visita a uma família que pratica a agroecologia, com debate sobre planejamentos conservacionistas.


No segundo dia de oficina será fomentada uma conversa sobre manejo participativo e a importância do Plano de Manejo Participativo (PMP) para a gestão integrada de UCs, a estrutura de um PMP, boas práticas de integração com as comunidades do entorno de UCs, agroecoturismo, áreas protegidas como atrativo turístico e construção da cidadania. Na prática será realizada uma caminhada de monitoramento das ações socioambientais dentro da Escola Rural, semeadura na área piloto de Sistema Agroflorestal Agroecológico (SAFA) e debate relacionando os pontos diagnosticados na saída de campo.

 

As oficinas de sustentabilidade estão inseridas no Programa de Educação Ambiental nas Escolas, elaborado pelo Projeto Taramandahy – Fase II. Este é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, que vem apoiando iniciativas que objetivam o desenvolvimento humano integral, com respeito ao meio ambiente, por meio de ações de conservação, recuperação e uso sustentável de formações vegetais dos biomas.

 

 

Anaiara Ventura - Assessoria de Imprensa

Jornalista MTB/RS: 15155

 

 


 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio