Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

20/10/2015

Projeto Taramandahy - FASE II

Saiu o DVD que documenta a interação boto, tainha e pescador

O Projeto Taramandahy – Fase II produziu o DVD “A interação boto, tainha, pescador”. Em 20 minutos, o DVD apresenta a relação que acontece no estuário do Rio Tramandaí, quando os botos dão sinais da presença dos peixes aos pescadores. Esta interação ecológica que aproxima boto e pescador, possibilitando a pesca de ambos, acontece todos os anos em poucos lugares no planeta, como Tramandaí/RS e em Laguna/SC. O Taramandahy – Fase II é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, que vem apoiando iniciativas como esta, que promovam ações para a proteção e recuperação de espécies e habitats, como forma de preservar e conservar a biodiversidade nos ecossistemas terrestres e aquáticos.


O DVD traz a história contada por pescadores da região, com informações técnicas de pesquisadores e do ecólogo Dilton de Castro, coordenador do Projeto. Tem como objetivo a sensibilização para um fenômeno natural que está sendo exaurido pela intensa ocupação humana desordenada. Também o boto (Tursiops truncatus) está presente na lista de espécies da fauna gaúcha ameaçadas de extinção, elaborada pela Fundação Zoobotânica.


Com tiragem de mil exemplares, o DVD será distribuído a escolas, universidades, Comitês de Bacias e bibliotecas públicas. Terá lançamento oficial no Simpósio “Pesca Artesanal no Litoral Norte e Perspectivas, a ser realizado pelo Ceclimar (Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Tramandaí, no dia 27 de outubro.

A interação boto, tainha, pescador (20min, 2015 - DVD). Coordenação geral e roteiro: Dilton de Castro (Anama e Projeto Taramandahy – Fase II); Direção de filmagem e finalização: Antônio Ternura, Ieve Holthausen e Sérgio Guidoux (Coletivo Aura); Produção executiva e direção de montagem: André de Oliveira e Júlia Aguiar (Coletivo Catarse); Trilha sonora: Giancarlo  Borba; Arte gráfica: Luiza Rosa. 

 

Sinopse:

 

“A interação boto, tainha, pescador”:amigos de pesca é o relato de uma relação bela e surpreendente entre botos, pescadores e tainhas. Essa interação ocorre há gerações, na foz do Rio Tramandaí, um lugar rico em peixes e vida marinha, um espetáculo fruto do encontro da natureza com a cultura da pesca. Essa riqueza, no entanto, está ameaçada pelo tipo de ocupação humana que vem se desenvolvendo na região: poluição das águas, tráfego de barcos, excesso de construções, pesca comercial são fatores que podem extinguir um fenômeno praticamente único no mundo, e que traz, por outro lado, a possibilidade de gerar benefícios e renda para as populações do lugar através da conservação e valorização dessa riqueza.

 

 

Anaiara Ventura - Assessoria de Imprensa

Jornalista MTB/RS: 15155

 

 


 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio