Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

27/06/2016

Projeto Taramandahy - FASE II

Lançamento do livro "Áreas Prioritárias para Conservação da Biodiversidade da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí"

Este Livro tem como um dos seus propósitos a organização e disponibilização de informações sobre a Biodiversidade e Ecossistemas Nativos na Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí e, mais specificamente, focando nas Áreas Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade reconhecidas pelo Ministério do Meio Ambiente em 2007. Houve um considerável esforço para reunir informações de diferentes instituições e de pesquisadores que estavam dispersas. Espera-se, assim, contribuir para a gestão dessa região, estimulando ações que propiciem avanços no conhecimento e na efetiva proteção da biodiversidade brasileira e bem viver das pessoas. O estabelecimento de prioridades de ações é um dos compromissos assumidos pelos brasileiros quando da assinatura da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB). Nesse sentido, este Livro trata de uma das prioridades de ação da CDB que é o desenvolvimento e difusão de conhecimentos. Assim, com muita alegria, disponibilizamos amplamente para as pessoas interessadas, como cidadãos em geral, proponentes e executores de projetos, instituições de ensino, de pesquisa e de extensão, tomadores de decisão, entre outros. Enfim, este livro tem a missão de propiciar às pessoas: conhecer a realidade, pensar e agir, local e globalmente, para a conservação, manejo sustentável e repartição justa dos benefícios de nossa biodiversidade.

A obra é um produto do "Projeto TARAMANDAHY Fase II: gestão integrada dos recursos hídricos da Bacia do Rio Tramandaí – Fase II", realizado pela ONG Ação Nascente Maquiné (ANAMA) com apoio e parceria de instituições governamentais, do terceiro setor e de pesquisa. Patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o objetivo geral deste Projeto, cuja realização ocorreu entre 2013 e 2016, foi contribuir para a qualificação da gestão dos recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí, através de ações integradas de conservação das águas, solos e floresta, monitoramento da qualidade da água, fortalecimento do Comitê de Gerenciamento da Bacia, programa de Educação Ambiental regional e publicações técnicas. O patrocínio foi fundamental para que essa importante obra fosse realizada, sendo mais uma das importantes contribuições para geração e disseminação do conhecimento que o Programa Petrobras Socioambiental apoia.

 

 

Informações Sobre os Autores:

 

Dilton de Castro - Ecólogo (Unesp/Rio Claro), especialista em Ecologia (Ufrgs), permacultor. Presidente do Comitê da Bacia do Rio Tramandaí, Coordenador Adjunto do Fórum Gaúcho de Comitês e Coordenador Geral do Projeto Taramandahy Fase II.

 

Ricardo Silva Pereira Mello - Biólogo, Mestre em Ecologia e Doutor em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), atuando nos Cursos de Bacharelado em Gestão Ambiental, Especialização em Análise e Manejo de Sistemas Socioecológicos e Mestrado em Ambiente e Sustentabilidade.

 

O Lançamento do Livro será no dia 30 de junho, 14 horas, no Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí, na cidade de Osório, Av. Marechal Floriano Peixoto, 920 sl 212. Também ocorrerá dia 11 de julho, no auditório do Campus Central da UERGS, em Porto Alegre, dentro das comemorações dos 15 anos da instituição.

 

 

Para saber mais, clique aqui e baixe a obra em pdf.

 


 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio