Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

12/03/2018

 

Agricultura familiar ecológica ganha reforço do Projeto Taramandahy – Fase III

Projeto inicia assessoria às famílias que possuem ou buscam a certificação orgânica

A equipe do Projeto Taramandahy – Fase III iniciou assessoria aos grupos de famílias agricultoras integrados na dinâmica de certificação orgânica participativa da Rede Ecovida (Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia). O primeiro encontro ocorreu dia 31 de janeiro, com o Grupo Aguapés e contou com a presença dos membros-agricultores Paulo César, Luís Carlos, Ednei, João Antônio e Arli; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Osório, Edson Souza; e dos técnicos do Projeto, Evandro Mateus Moura e João Gustavo Goulart Rupp.

 

Durante a reunião, além da pauta específica do grupo, foi apresentado o Projeto e discutido formas de potencializar as ações de conservação integrada dos recursos hídricos, solo e floresta, ressaltando sua importância estratégica para melhorar a qualidade e preservação das águas da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí (BHRT) dentro da realidade dospresentes. Para tanto, buscou-se identificar demandas de assessoria que envolvam a certificação e a transição agroecológica, à fim de construir e firmar um plano de trabalho conjunto. Entre as demandas identificadas estão: a inclusão da produção do açaí de juçara na certificação bem como a sua regularização, o manejo, acompanhamento e a certificação das agroflorestas, a produção de bananas e, o auxílio à documentação dos integrantes do grupo.

 

O Projeto atende a três grupos: além do Aguapés, o Grupo Vale do Maquiné e o Grupo Bons Ventos, totalizando cerca de vinte famílias. A assessoria tem como objetivo contribuir para consolidar a transição agroecológica das famílias, facilitar o processo de certificação da produção orgânica e igualmente, colaborar com a integração de novas famílias aos grupos já existentes e com o smeios que gerem lideranças e autonomia aos mesmos.

 

O Projeto Taramandahy – Fase III é realizado pela Anama e patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.

 

 

 


 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE CURSOS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio