Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

29/03/2018

 

Primeira Caiacada do Projeto Taramandahy – Fase III bateu recorde de participantes

Foram mais de cem pessoas remando pela gestão dos recursos hídricos da Bacia do Tramandaí

Largada no Estuário Tramandaí. Foto: Cris Mac

 

 

 

 

Céu azul, calor e alegria marcaram a I Caiacada “Águas de Março” do Projeto Taramandahy – Fase III. O evento aconteceu no sábado, 3 de março e contou com a participação de cento e oito (108) canoístas – esportistas e praticantes iniciantes e eventuais. Segundo Tiago Lucas Corrêa, técnico do Projeto responsável pela organização do evento, o número de participantes é um recorde em acontecimentos dessa natureza na região. Ele também é secretário executivo do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí (CGBHRT), entidade parceira e apoiada pelo Projeto.

 

As Caiacadas do Projeto Taramandahy – Fase III são eventos de canoagem ecoturística que objetivam promover a sensibilização ambiental aos habitantes e visitantes da Bacia Hidrográfica, bem como divulgar o trabalho realizado pelo Comitê para a gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí.  Antes da largada, o presidente do Comitê João Vargas, chamou a atenção para o apoio que a Caiacada dá à entidade, revitalizando-a e a colocando em destaque por meio da sensibilização para a necessidade da gestão das águas.

Abraço ao Rio Tramandaí. Foto: Dilton de Castro

 

A largada da I Caiacada “Águas de Março” foi dada na foz do Rio Tramandaí. O local é onde ocorre a interação entre boto, tainha e pescador (link para vídeo). Após, seguiram no estuário Tramandaí até a ponte, onde se uniram num abraço simbólico à Bacia Hidrográfica, seguindo pela Laguna Tramandaí e Laguna do Armazém até o Arroio Camarão. Na chegada, os participantes foram recebidos com lanche (pão com salsichão e salada e suco de frutas nativas da Mata Atlântica) pela equipe do Projeto. Após o almoço, participaram do “Bate-Papo Ambiental”, facilitado pelo ecólogo, coordenador do Projeto, Dilton de Castro.

 

Entre os participantes estavam desde de pessoas que remavam pela primeira vez, como os amigos Elizandro Luís da Silva e Júnior Machado, como veteranos do esporte até grupos de canoagem, como o Caiaqueiros do Vale, vindos da região do Vale do Rio dos Sinos. Também havia parte da equipe Colling Suprace, da região do Vale do Rio Caí, com a campeã gaúcha 2017 de SupRace Standup Gisele Motta. Para ela: “foi um prazer participar dessa remada”. Motta apreciou as belezas e a distância do trajeto e também aprovou a organização do evento.

 

Chegada aos marismas. Foto: Dilton de Castro

A I Caiacada “Águas de Março” contou com apoio do Ceclimar/UFRGS, Jamboo Turismo, Corpo de Bombeiros, Comando Ambiental da Brigada Militar (Patram), e Prefeitura de Tramandaí, que disponibilizou socorristas da Samu. O evento é realizado pelo Projeto Taramandahy – Fase III, patrocinado pela Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.

 

 

 


 

 

:: LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio