Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

12/04/2018

 

Agricultura familiar do Litoral Norte gaúcho recebe assessoria em transição ecológica

Projeto Taramandahy – Fase III acompanhará os processos de transição para agricultura sustentável de 50 famílias

 

A região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul é marcada pela presença de pequenas propriedades rurais familiares produtoras de alimentos, cujo modelo usual se utiliza de sementes transgênicas, adubos químicos e agrotóxicos, altamente contaminantes da água e do solo, gerando ainda problemas como o endividamento, êxodo rural e doenças. Apresentando uma alternativa para essa situação, o Projeto Taramandahy – Fase III vem desenvolvendo um trabalho de assessoria técnica junto a famílias agricultoras, a fim de possibilitar a transição para a agricultura de base ecológica, a qual é embasada nas boas práticas de cuidados com a terra, água e resíduos, contribuindo diretamente com a melhora da qualidade da água da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí.

 

Dentro deste trabalho, técnicos do Projeto visitam famílias visando auxiliá-las nas diferentes demandas que envolvem a transição para uma agricultura mais sustentável. Algumas famílias já vinham sendo assessoradas desde as etapas anteriores do Projeto Taramandahy, tendo inclusive implementado sistemas agroflorestais e conquistado certificação orgânica para alguns de seus produtos, de forma participativa por meio da Rede Ecovida de Agroecologia. A manutenção deste apoio e a agregação de novas famílias vislumbram uma alternativa ao agronegócio e uma perspectiva de aumento de qualidade de vida tanto do agricultor, quanto do consumidor.

 

As visitas priorizam desde a implementação e acompanhamento de agroflorestas e de diferentes culturas de plantio; ao estímulo à colheita e formação de banco e troca de sementes entre os agricultores; a orientação para elaboração e acompanhamento da aplicação de biofertilizantes, de compostagem, de áreas de adubação verde, de calcário e pó de rocha, de fermento crioulo etc.; ao apoio e avaliação das instalações de criadouros; a análises de solo; a orientação para implantação de estufas; ao acesso a fundos de financiamento; ao apoio à manutenção de meliponários instalados, entre outras demandas observadas em cada propriedade, de forma individual.

 

Desde o início das atividades de assistência técnica rural do Projeto já foram realizadas 28 visitas a famílias agricultoras. O objetivo é atender, pelo menos, a 50 famílias da região da Bacia. O Projeto Taramandahy – Fase III é realizado pela Anama, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.



 

 

:: LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio