Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

02/04/2018

 

I Oficina de Culinária e Agroecologia abriu reflexão sobre saúde e alimentação

Atividade reuniu mulheres na cozinha para discutir sobre a realidade da agricultura na contemporaneidade e sua relação com água, alimentação, saúde e sustentabilidade

Início de conversa

Agricultoras e agentes de saúde do município de Osório participaram da primeira oficina de culinária e agroecologia realizada pelo Projeto Taramandahy – Fase III. Um bate-papo deu início ao encontro. Falou-se sobre alimentos transgênicos, sementes crioulas, PANCs (plantas alimentícias não convencionais), problemas relacionados à agricultura convencional - com uso de venenos conhecidos defensivos agrícolas - agroecologia, alimentação saudável, consumo consciente e saúde hídrica, entres outros assuntos. A importância do cuidado com nossas nascentes integrado às mudanças de hábitos alimentares e de consumo, incentivado pela agricultura sustentável foi constante na reflexão feita a partir desta conversa, na qual as participantes demonstraram interesse em proteger a qualidade da água de que fazem uso. A seguir, alguns de seus relatos sobre a relação da oficina com a melhoria na qualidade da água:

 

“Acredito que quem escuta uma oficina com este valor de conhecimento, vai pensar no que estamos fazendo com a água, com o solo, com tudo.”

 

“O incentivo de plantação orgânica, não ao uso de veneno, cuidar das nascentes”.

 

“...frisa muito sobre cuidar da água desde a nascente, e sobre a importância de não usar agrotóxicos”.

 

“É fundamental a conscientização e divulgação no uso da água, para manter a qualidade. O cuidado com as nascentes faz parte da qualidade da água”.

 

 

Algumas falaram de suas experiências com agricultura convencional e ecológica:

 

“Uma diferença que percebi depois que comecei a produzir e consumir alimentos orgânicos está no sabor desses alimentos. O arroz orgânico, por exemplo, tem o gosto de infância”, observou Maria de Lurdes da Silva, agricultora que, juntamente com sua família e com assessoria técnica do Projeto Taramandahy, transformou toda produção, de convencional a orgânica e atua fortemente na comercialização de seus produtos em vendas de cestas “delivery” para as regiões Litoral Norte e Metropolitana de Porto Alegre.

 

Preparo da Torta de Raízes com Valéria Bastos

 

A conversa foi seguida pelas receitas. A assessora técnica em Meio Ambiente e culinarista Janaína Soares, conduziu as participantes até à cozinha, para acompanharem a produção de um cuscuz de forno. As receitas seguiram com educadora ambiental do Projeto Valéria Aparecida Bastos, fazendo uma torta de raízes, e por ambas fazendo a biomassa de banana verde e sucos de açaí juçara e butiá. Também foi elaborado um bolo integral com polpa de açaí juçara pela colaboradora Anaiara Ventura da Silva. A parte mais saborosa da oficina foi a degustação dos pratos que até então, eram desconhecidos das participantes. As receitas foram distribuídas em uma cartilha.

 

 

Preparo do Cuscuz de forno com Janaína Soares

Mesa pronta para degustação

 

A oficina faz parte do Programa de educação e sensibilização ambiental, educação alimentar e nutricional do Projeto Taramandahy – Fase III, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.

 

 

 


 

 

:: LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio