Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

03/05/2018

 

Criadores de Abelhas Nativas sem ferrão recebem visita técnica

Técnicos do Projeto Taramandahy – Fase III realizaram manutenção em meliponários instalados pela Anama

 

No mês de abril, técnicos em Meliponicultura (criação racional de abelhas nativas sem ferrão) do Projeto Taramandahy – Fase III visitaram vinte famílias que possuem meliponários implementados com apoio da Anama em projetos anteriores, fazendo a manutenção dos plantéis nos municípios de Osório, Maquiné e Caçapava do Sul.  As visitas fazem parte do “programa de conservação integrada dos recursos hídricos, solo e floresta” realizado pelo Projeto, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.

 

Nas visitas, os técnicos Letícia Troian, Dilton de Castro e Rafael Gehrke puderam avaliar as condições de saúde das colônias, auxiliar na realização dos manejos necessários, como a extração de mel e própolis, na limpeza das caixas, alimentação artificial e isca para predadores, bem como levantar demandas e aspirações para planejamento das próximas visitas.

 

Conforme Troian, essas manutenções são fundamentais para a meliponicultura, pois “... na maior parte das vezes, sem um apoio técnico, os criadores sentem-se inseguros em realizar algumas práticas, como fazer uma divisão de colônia ou colher mel. Ao oportunizar tais atividades ao lado dos técnicos, ajuda-se a reforçar os conhecimentos dos cursos que ocorreram nos projetos pregressos realizados pela Anama. Além disso, contribui-se para que os meliponicultores se sintam seguros em fazer sozinhos as manutenções futuras”, reforça ela. A técnica explica também que podem ocorrer demandas como, por exemplo, de colônias fracas em consequência do local inadequado, com pouca incidência de luz solar, ou a entrada da colmeia mal direcionada, entre outras, sendo tarefas orientadas nestes momentos.

 

A segunda rodada de visitas será no período de primavera de 2018. Ao considerar que as abelhas nativas são os principais agentes polinizadores das florestas e culturas agrícolas, o Projeto Taramandahy – Fase III colabora com a promoção da recuperação e do uso sustentável de ambientes naturais, contribuindo com melhorias da qualidade da água.



 

 

:: LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio