Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

conteudo aqui

Remadores descem o Rio Tramandaí

imagem da largada da caiacada

O evento náutico reuniu cerca de 30 pessoas, dos 13 aos 62 anos de idade, entre aventureiros, esportistas e amantes da natureza para percorrerem o rio Tramandaí. A canoagem ecoturística de caráter contemplativo e educativo que aconteceu no dia 16 de abril, é uma ação de educação ambiental do projeto Taramandahy: gestão integrada dos recursos hídricos da bacia do rio Tramandaí, realizado pela Ong ANAMA e com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.

 

Educação hídrica - De acordo com o coordenador do projeto, Dilton de Castro, a atividade pretende chamar a atenção e sensibilizar a população sobre a importância da água: "que é um bem coletivo e com sua qualidade e quantidade ameaçada pela falta de saneamento, pelo uso de agrotóxico e pela disposição inadequada de resíduos sólidos". A caiacada faz parte de um conjunto de ações de educação ambiental, as quais também irão focar nos multiplicadores e formadores de opiniões, como os professores e membros do Comitê do Tramandaí.

Entre os participantes, estavam os estudantes de biologia marinha do Ceclimar/UFRGS, além do experiente Grupo de Canoagem de Osório, que desde 2006, se reúnem mensalmente para remar pelos rios e lagoas do litoral norte. "Já remamos 200 km desde Torres até a lagoa da Porteira em Quintão, durante cinco dias", contou Márcio Pereira.

 

Ambiente em foco - Durante o trajeto, a equipe do projeto registrou algumas observa??es ambientais, como problemas de eros?es nas margens do rio em alguns trechos, onde n?o havia vegeta??o ciliar. Tamb?m foi observada a presen?a de aves caracter?sticas da regi?o, como o belo cardeal-do-banhado (Amblyramphus holosericeus), p?ssaro de asas largas e cauda comprida, negro, cabe?a e peito e pernas escarlates que costuma habitar juncais, beira de canais e rios.

Cardeal do banhado

Trajeto - O ponto de partida da atividade foi sob a ponte na estrada do mar, onde os remadores percorreram 10 km at? a marina em Imb?. Mesmo caindo uma forte chuva no meio do trajeto, n?o desanimou o grupo que com muita garra chegaram ao destino. ?Foi fundamental o apoio dado pelos barcos do corpo de bombeiros, da marinha e da patrulha ambiental?, avaliou o organizador da atividade, Tiago Corr?a.

O remador de 62 anos de idade, Geraldo L. de Souza, do Tarum? Canoa Clube, de Viam?o, gostou muito, pois conseguiu vencer o desafio. ?Para mim, foi muito gratificante esta experi?ncia. Podem contar comigo para o pr?ximo evento?, afirmou.

 

Assessoria de Imprensa Anama

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio