Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

20/05/2010

Criação de abelhas nativas sem ferrão ajudará a recuperar mata ciliar

No RS existem 20 espécies de abelhas nativas e nas florestas tropicais elas respondem por cerca de 40% da polinização. Algumas espécies, além de prestarem esses serviço ambiental, são interessantes para serem criadas pelo homem por motivos socioeconômicos:  produzem mel  e própolis de excelente qualidade e podem ser introduzidas em sistemas agroflorestais ou mesmo em hortas e pomares, o que aumenta a produtividade e vigor das plantas. Juntando esses aspectos sociais, econômicos e ecológicos, temos uma atividade dita sustentável.

Infelizmente, devido à predação realizada por indivíduos da espécie Homo sapiens, algumas espécies dessas abelhinhas estão ameaçadas de extinção no RS. Por esses motivos, o projeto “Recuperação de Áreas Degradadas da sub-bacia do rio Maquiné”, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental,  estabeleceu como meta a criação racional de 4 espécies de abelhas nativas sem ferrão: manduri, guaraipo (ambas ameaçadas)  tubuna e jataí. Os enxames estão sendo adquiridos na própria região de meliponicultores que manejam racionalmente os núcleos de abelhas, com os devidos cuidados que esses insetos merecem.

A instalação do meliponário do projeto está sendo feita na Estação Experimental da Fepagro, como fruto do convênio firmado com a Anama. A equipe do viveiro com o reforço de um estagiário de nível superior com experiência nessa área, monitora o plantel, observando a movimentação dos indivíduos no entorno da colméias, a presença de predadores e outros aspectos visuais que identificam o estado do enxame.

Neste mês iniciou o curso para criação racional das abelhas nativas, com o módulo introdutório. O curso segue na primavera e verão com teoria e práticas de manejos adequados a cada estação. No fim, os participantes serão agraciados com enxames e caixas racionais para iniciarem ou avançarem na sua produção.

 

Por Coletivo Catarse
Foto: Dilton de Castro

 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio